Terceira edição da Plenarium debate a água

29/01/2014 13h04

A revista da Câmara dos Deputados analisa em profundidade, entre outros temas, a questão da água para o futuro do Brasil e do mundo

"Os múltiplos desafios da água " é o tema da terceira edição da revista Plenarium, da Câmara dos Deputados, publicação que reúne artigos dos maiores especialistas do país sobre assuntos de relevância nacional. O primeiro número, em 2004, foi dedicado à análise da importância do Parlamento na história do Brasil. O segundo, no ano passado, tratou da política externa do governo Lula, do legado de Getúlio Vargas e da Reforma do Judiciário.

A nova edição, com 344 páginas, será lançada oficialmente em novembro. A revista, ilustrada com fotografias de Rui Faquini, aborda em profundidade o tema da água, com 18 artigos "alentados", como afirma o texto de apresentação, assinado pelo diretor do Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara, Jorge Henrique Cartaxo.

Ele explica a escolha do assunto lembrando as Metas de Desenvolvimento enunciadas na Declaração do Milênio das Nações Unidas, adotada por 189 estados membros em 8 de setembro de 2000. Uma das primeiras metas é a de garantir a sustentabilidade ambiental com foco na água: "Um bilhão de pessoas ainda não têm acesso a água potável. A água e o saneamento são dois fatores ambientais chave para a qualidade da vida humana".

A revista dá uma atenção especial à bacia do Rio São Francisco. Seis artigos mostram as perspectivas conflitantes sobre a transposição das águas daquele rio:

  • "Transposição do do rio São Francisco: mentiras e verdades", do deputado Marcondes Gadelha (PSB-PB);
  • Transposição do São Francisco: ainda é tempo de rever", do deputado Jorge Khoury (PFL-BA);
  • "Seguro para o Velho Chico", de Sérgio Abranches, cientista político e PhD pela Cornell University;
  • "Garantia de água no semi-árido nordestino", de Jerson Kelman , diretor-geral da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e ex-diretor-presidente da ANA (Agência Nacional de Águas);
  • "Feitos de Água", do deputado Edson Duarte (PV-BA); e
  • "A integração do rio São Francisco no Nordeste", de João Urbano Cagnin, engenheiro de Recursos Hídricos, coordenador-Geral dos Estudos do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Documento histórico sobre a seca

O professor, pesquisador e escritor Casimiro Neto escreveu, especialmente para a seção Palavras e História, o artigo "Seca: miséria e morte no Sertão". Ele transcreve discurso do parlamentar cearense João Brígido dos Santos, deputado geral do Império, proferido em sessão da Câmara dos Deputados no dia 14 de fevereiro de 1879. O deputado debate a concessão de crédito extraordinário para as províncias do Nordeste flageladas pela seca.

O pesquisador informa que o primeiro registro da ocorrência de seca no Nordeste nos documentos portugueses é de 1552, três anos após a chegada do primeiro governador-geral, Tomé de Souza.

 Outros assuntos

A Revista Plenarium também publica, na seção Olhar Externo, capítulo ainda inédito do novo livro do professor Martin Bauer, da London School of Economics and Political Science. Trata-se de um estudo de caso sobre a introdução da soja transgênica no Brasil. O articulista analisa o clima da opinião pública e os conflitos entre os vários grupos de pressão envolvidos, o que transformou uma questão inicialmente afeta à agricultura e ao meio ambiente num grande debate político.

Destaque ainda nesta edição é uma análise da Lei de Recuperação Judicial, Extrajudicial e Falência de Empresas no Brasil ( Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005). Plenarium publica, na seção Idéias e Leis, três artigos: "Falência" do deputado Osvaldo Biolchi (PMDB-RS); "Os principais aspectos da nova lei de recuperação (e de falência) de empresas no Brasil", do consultor legislativo da Câmara dos Deputados Guilherme Jurema Falcão; e "A recuperação judicial das microempresas e empresas de pequeno porte e outros aspectos controversos da nova lei falimentar brasileira", de Guilherme Jurema Falcão e Milso Nunes de Andrade Jr. (também consultor legislativo da Câmara).

O fotógrafo José Paulo Lacerda, comenta, no Imagem Histórica, o flagrante do ex-presidente general João Figueiredo feito pela lente astuta de Orlando Brito numa cena de 1984 que se tornou famosa. Lacerda escreve: "Essa foto histórica foi produzida em 1984, no Quartel General do Exército, durante as comemorações do Dia do Soldado. Mostra ao centro, como diz o próprio autor, "um militar fantasiado de civil". A foto é a cara do Brasil à época".

Na seção Leituras, a revista publica resenhas do diplomata e escritor Paulo Roberto de Almeida, doutor em Ciências Sociais e mestre em planejamento econômico. Os livros comentados são os seguintes: "Dificuldades do Desenvolvimento Brasileiro", da Civilização Brasileira, de Ana Célia Castro, Antônio Licha e outros; "A diplomacia brasileira vista da academia", Editora Saraiva, de Henrique Altemani de Oliveira; "Conexões entre direito e desenvolvimento", Editora Singular, de Welber Barral; "Tudo o que você sempre quis saber sobre a política brasileira...", Augurium Editora, de Bolivar Lamounier; e "A história da ciência e da tecnologia no Brasil", Editora da USP, de Shozo Motoyama.

O jornalista e escritor Luiz Augusto Gollo, escreveu, na seção Perfil, uma síntese da biografia do ex-deputado Doutel de Andrade, livro do próprio Gollo lançado pela Plenarium, a editora da Câmara dos Deputados. Doutel foi um político nascido no Rio de Janeiro, em 1920, e que se destacou na defesa da legalidade constitucional no episódio da derrubada, pelos militares, do presidente João Goulart, em 31 de março de 1964.

A Plenarium dedicou suas últimas páginas para editar, na seção Exposição, algumas imagens de Mulheres no Parlamento, recentemente expostas na Câmara, feitas pelas fotógrafas Sônia Baiocchi e Anna Izabel. A exposição registra a atividade de deputadas como Denise Frossard (PPS-RJ), Neyde Aparecida (PT-GO), Alice Portugal (PC do B-BA), Maria do Carmo Lara (PT-MG), Selma Schons (PT-PR), Celcita Pinheiro (PFL-MT) e Maria Helena (PSB-RR).

Em Perfil do Artista, a Plenarium mostra o trabalho do fotógrafo Rui Faquini, que cedeu material para ilustrar toda a edição. Faquini é goiano de Morrinhos e tem trabalho exposto, desde 1992, no Musée Français de La Photographie. Já fez oficinas de aperfeiçoamento em países como Alemanha, Itália e Inglaterra, mas prefere morar em Brasília.

As artistas plásticas Marina Rocha e Renata Homem fizeram as ilustrações de cada uma das seções da Plenarium.

Revista Plenarium

Editada pela Plenarium, a Editora da Câmara dos Deputados

Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados

Diretor: Jorge Henrique Cartaxo

Endereço Eletrônico: revistaplenarium@camara.gob.br

Telefones: 3216-5802/5808