Plenarinho dá destaque à Copa do Mundo
A história das copas, as principais conquistas do Brasil e os projetos de lei de incentivo ao futebol são os destaques do Plenarinho
O Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, está em ritmo de copa do mundo. O público que acessar o endereço eletrônico www.plenarinho.gov.br esta semana vai ter a oportunidade de conhecer um pouco mais desse que é considerado o maior evento esportivo do mundo. Estão em destaque a história das copas, as conquistas do Brasil, além de projetos de lei que beneficiam o esporte em tramitação na Câmara.
Com textos claros e explicativos, o Plenarinho mostra aos internautas como funciona o campeonato mundial, que acontece a cada quatro anos. O portal traz informações sobre o surgimento da copa, os principais momentos dos campeonatos já ocorridos, os vencedores, as regras e a paixão pelo futebol.
Entre os projetos de lei de incentivo ao esporte está o PL 5524 de 2005, que cria a Timemania, uma maneira de sanar as dívidas dos clubes de futebol com o governo. Há ainda a proposta que regulamenta a profissão de árbitro de futebol e a lei que estabelece o Estatuto do Torcedor. Toda essa legislação está explicada no portal.
"Como você vai curtir essa Copa?" Essa é a pergunta que a Turma do Plenarinho está fazendo a todas as crianças que acessam a página para participar do Debate, uma das seções mais procuradas. Fernanda, menina que mora em Salvador (BA), respondeu: "Oi amigos do Plenarinho, vou curtir essa Copa com muito verde e amarelo aqui em Salvador. O povo está muito animado, beijos da Fernanda".
O Plenarinho conta para as crianças que a idéia de organizar um torneio de futebol internacional a cada quatro anos surgiu em 1928, por sugestão do francês Jules Rimet, então presidente da Federação Internacional de Futebol Association (Fifa). A primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai em 1930, com a vitória dos donos da casa. Depois foi a vez de a Itália conquistar por duas vezes o título. Em 1950, após 12 anos sem o torneio devido à Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi sede da Copa. Mas para os brasileiros, a pior delas. A seleção chegou à final precisando apenas do empate e confiante na vitória, mas o Uruguai fez dois gols e calou a torcida brasileira, que lotava o Maracanã.
A Turma do Plenarinho informa às crianças que "quando não há reunião nas comissões nem sessão no plenário, alguns deputados, senadores e servidores da Câmara se reúnem para jogar uma pelada! Isso mesmo. Tiram a gravata, o paletó e o sapato social, vestem os uniformes e calçam as chuteiras para se distraírem no esporte favorito dos brasileiros. Na hora do futebol, eles esquecem suas diferenças políticas e só querem saber de jogar (e ganhar a partida, é claro).
Um dos maiores craques do Legislativo é Deley, ex-jogador profissional do Fluminense e hoje deputado pelo PSC do Rio de Janeiro. Outro que adora participar dos jogos é o deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais".
O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara e o universo infantil. Por meio de uma linguagem acessível, o sítio leva até o público informações consistentes sobre política, democracia, processo legislativo e atuação parlamentar. Fornece ainda subsídios para pesquisas e notícias que versam sobre assuntos diversos, como história do Brasil e do Parlamento, cidadania, saúde, educação, cultura e meio ambiente.
Mais informações sobre o Plenarinho podem ser conseguidas pelos telefones: (61) 3216-1804 ou 3216-1805. Para acessar o Plenarinho basta ir ao endereço eletrônico www.plenarinho.gov.br.