Sai primeira parcial da eleição do Plenarinho

29/01/2014 13h04

Mais de 6 mil internautas já votaram na eleição para a escolha do presidente do sítio infanto-juvenil da Câmara. Personagem Edu Coruja está na frente

Uma semana depois do início da eleição simulada do sítio infanto-juvenil Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), da Câmara dos Deputados, saiu o primeiro resultado parcial da disputa. E quem está na frente na eleição para presidente do Plenarinho é o personagem Edu Coruja, do Partido da Educação (PÉ). O lema dele é "Fazer do Brasil o País da Educação".

Edu Coruja tem até agora 1.387 votos. Ele é seguido de perto por Zé Plenarinho, o deputado federal do sítio, com 1.249 votos. O personagem, do Partido da União da Meninada (PUM), é contra o trabalho infantil. Até agora, 6.436 pessoas votaram.

As eleições são o assunto principal de toda a turma do Plenarinho no mês de setembro. Além da escolha do presidente, feita virtualmente por meio de uma urna igualzinha à de verdade, as crianças que acessam o site ficam sabendo o que é o voto e também quais são os cargos que estão em disputa nas eleições de 1º de outubro, além de serem informados a respeito da importância da escolha do deputado federal e do senador.

Sete candidatos - toda a Turma do Plenarinho - estão concorrendo. Os votos serão contabilizados no dia 1º de outubro e o resultado será divulgado no dia seguinte . Poderá haver segundo turno, caso nenhum deles alcance 50% dos votos.

Estes são os personagens que vão disputar os votos da meninada:

  • Vital, personagem que anda numa cadeira de rodas, é candidato do Partido da Igualdade Social (PAÍS). Ele quer todos os deficientes estudando, trabalhando e se divertindo. Está em quarto lugar, com 788 votos;
  • A Xereta, a repórter da turma, é candidata pelo Partido da Liberdade Total de Opinião (Palito). Está em sexto lugar, com 549 votos;
  • O Zé Plenarinho, deputado federal, do Partido da União da Meninada (PUM), é contra o trabalho infantil;
  • A Légis, do Partido do Otimismo Popular (POP), "a presidenta que joga limpo". Está em sétimo lugar, com 460 votos;
  • O Edu Coruja, do Partido da Educação (PÉ): "Meu lema é fazer do Brasil o País da Educação";
  • Cida, do Partido Infantil para a Apoio à Família do Brasil (PIFPAF). Está em terceiro lugar, com 804 votos;
  • Adão, do Partido do Esporte e da Tecnologia (PETECA). Está em quinto lugar, com 627 votos.

Durante todo o processo, as crianças ficam sabendo como se dá a votação verdadeira, quem tem direito a voto, o que é uma urna eletrônica, porque o voto é secreto, o tempo de mandato do Presidente da República, dos deputados e dos senadores e as competências de cada um dos eleitos.

Plenarinho

O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara e o universo infantil - formado por crianças, pais e educadores. Em média ele recebe cerca de 27 mil visitas mensais. O portal leva ao público infantil informações consistentes sobre política, democracia, processo legislativo e atuação parlamentar. Fornece ainda subsídios para pesquisas e notícias que versam sobre assuntos diversos, como história do Brasil e do Parlamento, cidadania, saúde, educação, cultura e meio ambiente.

A eleição do Plenarinho, uma maneira divertida de iniciar as crianças no mundo da cidadania, tem sido bem recebida por pais e educadores que enviaram dezenas de e-mails para a equipe que elabora o site. "Gostaria de elogiar a clareza, adequação e iniciativa do programa "Eleições no Plenarinho". Ficou ótimo. Como educadora, mãe e cidadão, louvo iniciativas desse tipo e que bom que ela parta da Câmara dos Deputados", disse Mirian Theyla Ribeiro, da cidade do Gama (DF).

"Adorei essa proposta de eleição que o Plenarinho sugere às crianças. Sou professora de informática e estou querendo trabalhar em cima disto este mês", apontou Ednalva Oliveira, de São Paulo (SP).

Mais informações sobre o Plenarinho podem ser obtidas pelos telefones: (61) 3216-1804 ou 3216-1805. Para acessar o Plenarinho basta ir ao endereço eletrônico www.plenarinho.gov.br.