Parlamento Jovem vai eleger Mesa Diretora
A terceira edição do Parlamento Jovem começa na próxima segunda-feira (6). Na terça (7), estudantes de todo o país vão escolher o presidente, os secretários e começam a votar 78 projetos
A Câmara dos Deputados promove, entre as próximas segunda (6) e sexta-feira (10), a terceira sessão do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) . Durante quatro dias, 78 estudantes de todo o país vão representar seus estados e atuar como se fossem deputados de verdade: vão apresentar, discutir e votar projetos, além de escolher, entre eles, o presidente e demais membros da Mesa Diretora que vai coordenar os trabalhos.
Segunda-feira (6), os estudantes vão conhecer de perto as instalações do Congresso Nacional por meio do serviço de visitação da Câmara. Os jovens também vão participar de palestras, se conhecer e se articular para a formação de chapas e o registro das candidaturas para a eleição da Mesa Diretora e da presidência das comissões permanentes.
A abertura da 3ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro será às 9h, com a presença do diretor geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio. O dia será destinado aos preparativos para as votações dos projetos apresentados por eles, marcadas para o dia seguinte, terça-feira (7), quando acontece também a solenidade de posse e diplomação dos "parlamentares" e eleição da Mesa Diretora - presidente e secretários.
O Regimento Interno do evento fixou o número de "deputados" em 78, distribuídos proporcionalmente por estados. Os estados com maior bancada são São Paulo (11), Minas Gerais (8), Rio de Janeiro (7), Bahia (6), Rio Grande do Sul (5) e Pernambuco (4).
Há dez dias, a Câmara fez simulação parecida com crianças de até 12 anos para o lançamento do novo portal infantil Plenarinho (www.plenarinho.gov.br). Dessa vez, os "parlamentares" serão alunos do ensino médio. O objetivo principal do evento é propiciar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e mostrar sua importância para o exercício da cidadania.
Participam jovens que cursam a 3ª série do ensino médio de escolas públicas ou particulares, tenham entre 16 e 22 anos e bom desempenho escolar ou participação em alguma atividade voluntária. Eles foram escolhidos a partir da seleção dos projetos que apresentaram - nas áreas de educação, cultura, esporte e turismo; saúde; segurança pública; economia, emprego, defesa do consumidor; ou agricultura e meio ambiente.
Esta é a terceira edição do programa Parlamento Jovem, criado em 2003 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP).
Mais informações
Câmara dos Deputados: 0800.619619 ou pelo endereço eletrônico https://www2.camara.gov.br/internet/eve/parlamentojovem