Rádio Câmara discute preservação de acervo histórico
A conservação de documentos e fotografias do acervo cultural brasileiro é o tema do programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (29)
O Palavra de Especialista desta quarta-feira (29), às 8h30, discute a preservação do acervo cultural brasileiro, principalmente documentos e fotografias. Para falar sobre o assunto, o programa recebe a professora Miriam Manini, do Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília (UnB). Ela afirma que não existe uma política de conservação para o acervo brasileiro. O resultado disso são documentos históricos guardados em locais inadequados, como banheiros e garagens.
"Existe uma boa vontade dos profissionais da área, mas a situação é realmente complicada. Prova disso são as inúmeras notícias que saem na mídia sobre a situação caótica dos acervos, em que muitos documentos ficam empilhados em caixas e expostos a insetos e cupins", explica. Miriam lamenta que a preocupação com a memória não seja prioridade no Brasil. Segundo ela, a falta de vontade política é o principal fator para que as instituições não tenham condições mínimas para preservar os acervos.
Para a professora, financiamentos governamentais e a ação conjunta de ministérios podem reverter a situação. Sem contar a regulamentação da profissão de restaurador, entre outras medidas.
O Palavra de Especialista é um programa da Rádio Câmara, veiculado toda quarta-feira, às 08h30. O programa é apresentado pela jornalista Daniele Lessa, produzido por Lucélia Cristina e coordenado por Aprígio Nogueira.