Rádio Câmara: Mercosul vai definir tamanho da roupa do brasileiro

29/01/2014 13h04

No programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (12), o superintendente do órgão responsável por normas técnicas vai explicar como serão os números das roupas e calçados

Qual é o seu número de roupa? Uma pessoa, às vezes, veste 40, mas 38 também serve; talvez até 36. Muitas pessoas têm o mesmo problema. E o problema não é seu, mas sim da falta de padronização das etiquetas nas roupas brasileiras.

Cada confecção tem seu próprio critério para definir os tamanhos das roupas, o que acaba confundindo os consumidores. Mas essa situação deve mudar em breve. Em agosto e outubro acontecerão reuniões entre os países do Mercosul para definir uma padronização das etiquetas.

O que se quer é que as etiquetas brasileiras definam o tamanho da roupa com base numa medida de referencial única. Um vestido, por exemplo, levaria em conta a medida da cintura. Uma camisa teria como base a do colarinho.

Para discutir esse possível novo padrão brasileiro, a jornalista Adriana Magalhães vai receber no Palavra de Especialista desta quarta-feira (12), às 8h30, Sílvio Nápoli, gerente de tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e superintendente do Comitê Técnico de Normalização sobre Têxteis e Vestuário da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Adriana Magalhães
Rádio Câmara - (61) 3216-1725/ 3216-1743