Rádio Câmara discute a rádio digital no país
O programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (13) debate as expectativas e as vantagens da implantação da rádio digital, já em teste por 15 emissoras
O Palavra de Especialista desta quarta-feira (13), às 8h30, debate a implantação do modelo digital de rádio no Brasil. Os testes com o sistema norte-americano e os problemas que uma decisão apressada do governo pode gerar serão discutidos pelo engenheiro Ronald Barbosa, diretor de rádio da Sociedade de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET).
Ele vai falar sobre as expectativas dos empresários do setor e as vantagens do sistema norte-americano de transmissão. O modelo é conhecido pela sigla "iboc" e já é testado por 15 emissoras do país.
Também estará no Palavra de Especialista o jornalista James Gorgen, secretário-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), que defende um debate mais aprofundado sobre o tema e aponta os problemas de uma decisão apressada sobre o modelo. Os integrantes do fórum acreditam que o sistema norte-americano, o preferido das emissoras comerciais, pode ser a tecnologia mais cara, o que impossibilitaria a adesão das emissoras públicas e comunitárias - que representam a grande maioria das rádios do país.
A nova tecnologia vai possibilitar transmissões de áudio com qualidade de CD, sem interferências ou chiados, além da transmissão de textos e imagens para o visor do rádio. O governo federal também já anunciou que até o final do ano pode tomar uma decisão sobre o sistema de transmissão a ser adotado no país.
O Palavra de Especialista tem apresentação de Geórgia Moraes, produção de Lucélia Cristina e coordenação de Aprígio Nogueira.
A produção da Rádio Câmara está ao alcance de outras emissoras de todo o país que queiram diversificar o seu conteúdo. A Rádio Câmara fornece notícias, flashes e programas jornalísticos e culturais, de caráter nacional, que podem ser utilizados livre e gratuitamente para a ampliação do número de atrações oferecidas ao público das emissoras parceiras.
Mais informações podem ser obtidas na página da emissora na internet, no endereço eletrônico www.camara.gov.br/radio ou pelo telefone (61) 3216-1700.