Rádio Câmara debate o trabalho escravo
O Palavra de Especialista desta quarta-feira (11) mostra que ainda existem entre 25 mil e 40 mil trabalhadores submetidos à escravidão no Brasil
O programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (11), às 8h30, coloca em discussão o combate ao trabalho escravo no Brasil. Para debater o assunto, a jornalista Simone Salles recebe Patrícia Audi, coordenadora da equipe do Projeto Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho, José Nilton Pandelot. Eles vão analisar alguns dos fatores que contribuem para que essa prática ainda persista no Brasil. Vão dizer ainda que avanços foram feitos e o que falta para a erradicação do problema.
De acordo com os dois convidados, a aprovação de uma proposta de emenda constitucional, em análise no Congresso, poderia servir para inibir esse tipo de crime. A proposta prevê a expropriação de terras onde exista trabalho escravo.
Embora o Brasil tenha sido o primeiro país da América Latina a reconhecer o problema e a se comprometer a resolver essa questão social, a erradicação ainda é uma meta que não foi alcançada. A estimativa oficial é de que existam entre 25 mil e 40 mil trabalhadores submetidos à situação análoga à de escravos no Brasil.
O Palavra de Especialista vai ao ar todas quartas-feiras, às 8h30, pela Rádio Câmara. O programa é apresentado pela jornalista Simone Salles, produzido por Lucélia Cristina e coordenado por Aprígio Nogueira.