Omar Franco expõe na Câmara
A partir de terça-feira (9), o Espaço Cultural da Câmara comemora 30 anos de trabalho do escultor, que é radicado em Brasília e tem reconhecimento internacional
O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares exibe, a partir de terça-feira (9), esculturas do artista plástico mineiro Omar Franco, que reside em Brasília desde 1970. A exposição, denominada Profissão Artista, será realizada no Espaço do Servidor e, segundo Omar, contará com peças avulsas que datam de 1989 a 2006, período em que se dedicou exclusivamente à escultura, deixando de lado a pintura.
Com quase trinta anos de carreira, Omar tem trabalhos seus em edifícios e espaços públicos de Brasília, como jardins e praças, e também em acervos particulares, coleções e galerias. Sua obra mantém uma proposta de unidade pelas linhas curvas, arredondadas. Outra marca é a utilização do aço como material permanente.
Omar afirma que o aço pintado ou oxidado reflete a angústia e a contradição estética dos tempos atuais. "Nesses novos tempos incertos e duvidosos, a arte caminha sem a certeza de que se encontra em lugar seguro para pisar", diz o artista.
Omar Moreira Franco nasceu em Santa Rita de Caldas, Minas Gerais, em 1956. Viveu em Minas até os 12 anos de idade, em nove cidades diferentes. Mudou-se com a família para Brasília em 1969, fixando residência em Taguatinga, onde vive até hoje.
É formado em Economia, pela UnB, mas durante o curso freqüentou intensamente o Departamento de Artes da universidade, trabalhando com artistas como Douglas Marques de Sá, Lygia Freitas, Cathleen Sidki e Charles Mayer. Rasgou o diploma de economista e, em 1982, retornou à UnB para concluir o curso de Artes Plásticas.
Sua carreira deu uma guinada depois de fazer um curso de solda elétrica no Senai, quando passou a se dedicar à escultura. Realizou viagens de estudos aos Estados Unidos e Europa entre 1993 e 1996. Seu nome consta de vários dicionários de arte brasileira, documentários e filmes. Suas obras já estão espalhadas por mais de 20 países. São de autoria dele também troféus de grandes prêmios como o CNT de Jornalismo, Prêmio MEC de Qualidade de Trabalho, Prêmio Direitos Humanos Ministério da Justiça/Unesco e Prêmio FGTS Celso Furtado.
Omar Franco já foi condecorado com a Ordem do Mérito de Brasília e com a Ordem do Mérito Cultural de Brasília, ambas no grau de Comendador. Em 2003, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes pelos serviços prestados à cultura de Brasília. É fundador e ex-presidente da Sociedade dos Artistas Plásticos de Brasília. Também foi membro efetivo do Conselho de Cultura do Distrito Federal.
Imagens
Imagens da exposição podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados. Basta acessar a página da Câmara (www.camara.gov.br), clicar em "Agência Câmara, em seguida em "Banco de Imagens" - na parte de imagens institucionais. Ou pelo atalho:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Serviço:
Mostra de esculturas Profissão Artista
Autor: Omar Franco
Data: De 9 a 25 de maio (exceto fins de semana e feriados)
Local: Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados
Horários: de 9h às 18h
Informações: 3215-8085