Departamento de Polícia da Câmara participa de olimpíadas de policiais

29/01/2014 13h04

Abertura do evento, que deverá ter cerca de dois mil participantes, será nesta quinta-feira (3), às 14 horas, no Ginásio Nilson Nelson

O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados (Depol) representará a Casa na 4ª Olimpíada da Integração, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O evento reúne policiais e bombeiros há três anos, em diversas modalidades esportivas. A idéia é promover a integração entre as corporações que, em determinadas ocasiões, precisam trabalhar em conjunto.

A abertura das olimpíadas está marcada para esta quinta-feira (3), às 14 horas, no Ginásio Nilson Nelson. Entre as modalidades a serem disputadas estão o basquete, o futebol de campo e o futsal (masculino), atletismo, cabo-de-guerra, ciclismo, dominó, judô, minitriatlon, natação, prova de orientação, tênis de mesa, tênis, tiro ao alvo, vôlei de areia, vôlei de quadra e xadrez (masculino e feminino).

Participam das competições os servidores das polícias Civil e Militar, do Departamento de Trânsito (Detran) e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, além de integrantes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e das polícias da Câmara dos Deputados e do Senado. Neste ano, são esperados cerca de 2 mil competidores, que disputarão provas em 17 modalidades. Os agentes do Depol estão entre os favoritos nas competições de natação e futebol.

Troca de conhecimento

O Depol conta com 253 servidores, dos quais 138 devem participar das competições. Antônio Carlos Broner de Abreu é um deles. Ele irá representar a Polícia Legislativa em três modalidades: judô, dominó e cabo-de-guerra. Para o policial, que já é campeão brasileiro de judô e três vezes vice-campeão em competições internacionais, o mais importante não é trazer medalhas. "Para nós, o que importa é o contato com as outras polícias e, claro, mostrar para eles o que é a Policia Legislativa e trazer de lá o conhecimento adquirido nesse contato com a Secretaria de Segurança Pública", disse.

Para o presidente da associação que reúne os agentes do Depol, Francisco de Assis Morais, o evento é importante para a troca de informações. "Na maioria das vezes, essas pessoas se cruzam na rua e nem se conhecem. O contato com o universo do outro pode contribuir para o trabalho de cada uma das corporações", avalia.

As competições vão ocorrer ao longo dos meses de agosto e setembro. O encerramento da olimpíada está marcado para 26 de setembro, com a participação de todos os policiais em um evento no Ginásio Nilson Nelson.

Os detalhes e o calendário com os dias, horários e locais das competições podem ser consultados no endereço eletrônico www.ssp.df.gov.br/olinsesp.