Móveis Coloniais de Acaju no Câmara Ligada
Banda toca e debate política com deputados federais e com jovens estudantes da periferia de Brasília em um dos programas juvenis mais conceituados da TV brasileira
O grupo Móveis Coloniais de Acaju divide o palco com os deputados federais Geraldo Magela (PT-DF) e Leonardo Picciani (PMDB-RJ) neste domingo (3), às 22h, na TV Câmara. Nesta edição do programa Câmara Ligada, artistas e parlamentares discutem política com jovens da periferia de Brasília e com a historiadora Joelma Rodrigues.
O programa será reprisado nos seguintes dias e horários: terça-feira (5), às 4h; sexta-feira (8), às 19h e 24h; e sábado (9), às 17h30.
Com o nome baseado em um evento histórico - um conflito na Ilha do Bananal -, os Móveis Coloniais de Acaju formam uma banda de estilo singular. Eles explicam o ritmo em termos gastronômicos e o denominam de "feijoada búlgara". Mas é possível perceber o rock e ska com a influência de ritmos do leste europeu e música brasileira.
Os Móveis começaram a tocar em 1998 e de lá para cá se apresentaram nos festivais Brasília Music Festival (2003), Bananada (2003 e 2004) e Porão do Rock (2000). Entre shows e festivais, o grupo esteve ao lado de bandas como Live e Voodoo Glow Skulls (EUA), Charlie Brown Jr, Ultraje a Rigor, Ira e Plebe Rude.
O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas emissoras tradicionais, como atitude, violência e, principalmente, política. O programa estreou em 24 de setembro de 2006 e já teve atrações como as bandas Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife) e BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro) e o rapper MV Bill (Rio). A platéia é formada por estudantes de escolas públicas da periferia de Brasília. Dessa vez, os estudantes são das escolas Centro de Ensino Médio Setor Oeste e Centro Educacional Gisno.
Imagens
Fotos do programa podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados. Basta procurar na data de sexta-feira, 25 de maio (dia da gravação). Ou pelo atalho:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Programa Especialmente Recomendado
Em dezembro de 2006, o Câmara Ligada ganhou do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional.
O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). O programa busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Cada edição enfoca um tema específico, pautado pelos próprios jovens. O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho. O programa é gravado mensalmente no auditório da TV Câmara e tem duração de 1 hora e meia.
Atualmente 14 TVs Legislativas estaduais, a TV SESC e a NBR restransmitem o programa para todo o Brasil. Já a TV Brasil – Canal Integracion - o exibe no exterior.