TV Câmara exibe mais cinco documentários no Conjunto Nacional
Mostra Retratos do Brasil prossegue no Centro Cultural Conjunto Nacional, shopping que fica no centro de Brasília, de 25 a 28 de julho
Cinco documentários produzidos pela TV Câmara serão exibidos de terça (25) a sexta-feira (28), no Centro Cultural do Conjunto Nacional, durante a última semana da mostra Retratos do Brasil. Os filmes tratam de temas como a história recente do Brasil, o sonho das histórias populares e o desenvolvimento gerado pelo esforço da comunidade. Alguns deles foram premiados nacionalmente em festivais de audiovisual e concursos. No total, 11 documentários da TV Câmara foram incluídos na mostra, iniciada na última terça-feira.
Duas das produções que serão exibidas nesta semana — os documentários "Florestan Fernandes, o mestre" e "Contos da resistência" — foram vencedores em categorias do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o mais importante da área no país.
O Conjunto Nacional é ponto central, referência popular e cartão postal de Brasília. Por lá circulam diariamente cerca de 70 mil pessoas. A exibição de documentários, sempre às 12h30 e às 18h30, seguida de debate com os diretores(as), será uma nova opção de lazer cultural na cidade.
PROGRAMAÇÃO
Sessões às 12h30 e às 18h30
Centro Cultural Conjunto Nacional - 3º andar
25 de julho (terça-feira)
Contos da Resistência, Episódio 2 (Congresso Nacional)
A história de como alguns deputados federais conseguiram fazer oposição ao regime militar no Brasil durante a década de 70. O relato corajoso de quem viveu a época e conseguiu denunciar torturas. (29 minutos)
Direção: Glória Varela
26 de julho (quarta-feira)
Contos da Resistência, Episódio 4 (Sindicalismo)
O movimento sindical, abafado desde a golpe militar de 1964, ressurge no início dos anos 70 e consegue organizar-se para exigir direitos civis. Os detalhes inusitados de quem precisava ser criativo para divulgar seus ideais e construir a democracia. (29 minutos)
Direção: Getsemane Silva
27 de julho (quinta-feira)
O Pasquim, A subversão do humor
As histórias curiosas do jornal mais bem humorado do Brasil. Na década de 70, um grupo de jornalistas resolveu falar o que pensava sobre a política e a cultura, com muito humor. Fizeram muito sucesso na classe média e foram perseguidos pelos governos. (41 minutos)
Direção: Beto Stefanelli
28 de julho (sexta-feira)
Brasil Antártica
Uma viagem até a estação brasileira no continente antártico. Os detalhes da pesquisa no único continente internacional no planeta. Os detalhes sobre o Ano Polar e como aquele imenso pedaço de terra interage com os outros ecossistemas. (29 minutos)
Direção: Dulce Queiroz, Clauder Diniz e Angela Brandão
Florestam Fernandes, O Mestre
A vida de um dos maiores pensadores do Brasil. Os detalhes do aprendizado do maior sociólogo do país, mestre de vários intelectuais brasileiros. A descoberta do homem simples e de origem pobre, que descobriu o Brasil de seu tempo. (42 minutos)
Direção: Beto Stefanelli