Mil emissoras retransmitem a Rádio Câmara

29/01/2014 13h04

Rádios de todo o país baixam em média 90 mil arquivos com programas e entrevistas todos os meses na internet. As emissoras podem se cadastrar gratuitamente para transmitir um dos melhores conteúdos jornalísticos e culturais do Brasil

 

A Rádio Câmara atingiu a marca de 1000 emissoras que se cadastraram espontaneamente em todo o país para retransmitir sua programação, disponível na Internet ou via satélite, captada por meio de antena parabólica. O conteúdo da programação pode ser retransmitido gratuitamente, bastando para isso se cadastrar no endereço www.camara.gov.br/radio ou por meio do telefone (61) 3216-1700.

Para se ter uma idéia do alcance da emissora, somente em janeiro e fevereiro últimos foram feitos 181,4 mil downloads de matérias e programas - sem contar 1 milhão de hits acessados com sucesso. São programas e campanhas que abordam de política e jornalismo até saúde e serviços para o cidadão (veja abaixo a lista dos programas e das campanhas).

A Rádio Câmara começou 2007 com novidades na programação. De hora em hora, o Câmara é Notícia mantém o ouvinte informado sobre as últimas notícias do Congresso Nacional em boletins abastecidos por uma equipe de jornalistas especializados e pelas principais agências de notícias do país, inclusive a Agência Câmara.

Além disso, o programa Jogo Rápido abre o debate público sobre os projetos dos deputados. Já o programa Entrevista Especial aprofunda temas de relevância que estão em análise na Câmara.

O programa Câmara Aberta, informativo leve e de temas variados, vai ao ar de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 8h30. Tem entrevistas ao vivo, reportagens culturais, notícias sobre esporte, manchetes dos principais jornais, a participação de correspondentes das assembléias legislativas estaduais, além das principais notícias da Câmara. Os outros dois jornais da emissora, Câmara em Foco (às 13h30) e Câmara em Revista (21h), também ganharam novos formatos.

Além das três edições de jornal diárias, dos boletins e das entradas ao vivo, a emissora produz o Reportagem Especial, às 7h15 e às 23h, que aborda temas de interesse da sociedade. Para esclarecer aspectos da economia do cotidiano, há o Minuto da Economia. Informações e dicas sobre defesa do consumidor, Imposto de Renda, juros, entre outras, são atualizadas a cada duas semanas, com 10 notas de um minuto. As notas entram ao longo da programação e, assim como os demais programas, estão disponíveis na página da Rádio Câmara na internet (www.camara.gov.br/radio).

Programação variada
O conteúdo da programação abrange ainda cultura, música, saúde e cidadania. O Palavra de Especialista, por exemplo, conta sempre com a participação de convidados especiais para discutir assuntos de interesse relevante para a população. Já o Pinga-Fogo promove debate com parlamentares acerca de algum tema polêmico.

Para o espectador que quer tirar dúvidas, há o programa O Ouvinte Quer Saber, no qual o cidadão liga, através do 0800-619619, e faz perguntas aos deputados. Já o Trocando Idéias convida sempre um especialista para debater com participantes algum projeto de lei.

Para aqueles que gostam de música, a rádio veicula o Sala de Música, com clássicos da música erudita nacional e internacional; o Roda de Choro; o Esquina do Jazz e o Chega de Saudade, entre outros.
Mais informações a respeito da forma de acessar e retransmitir a Rádio Câmara podem ser obtidas no pé dessa página (abaixo da programação).

Rádio Câmara produziu quatro radionovelas

A Rádio Câmara resgatou uma antiga tradição do rádio brasileiro e produziu radionovelas para levar ao cidadão, de maneira simples e acessível, informações a respeito de temas tratados no Congresso. A emissora lançou quatro radionovelas em 2005 e 2006. A primeira, Cidadania, com onze capítulos, foi lançada no início de 2005 e seu tema central era o papel do vereador.

A segunda radionovela, Cidade Legal, com onze capítulos, foi retransmitida por 370 rádios e abordou temas como a desapropriação para fins de reforma urbana, IPTU, concessões de uso, transferência de direitos de construir e os estudos de impacto de vizinhança.

A Hora do Recreio: é tempo de comer bem foi a terceira novela produzida pela Rádio Câmara e teve como tema a alimentação na escola. Os personagens chamavam a atenção para os males de uma alimentação incorreta e estimulavam pais, professores e a sociedade a incentivarem hábitos alimentares saudáveis, principalmente no ambiente escolar.

A quarta radionovela produzida pela equipe da Rádio Câmara, Na ponta do Lápis, explicava aos radiovouvintes do interior do país, em dez capítulos, como a população podia ajudar a elaborar e a fiscalizar o Orçamento. O texto falava do orçamento municipal, do da União e levantava questões sobre a importância de um orçamento doméstico bem feito.

 

Conheça os programas

Voz do Brasil
É apresentado em rede nacional de rádio, com notícias do Executivo, Legislativo e Judiciário. O noticiário da Câmara começa às 19h40 e tem duração de 20 minutos. É o programa de maior audiência do rádio brasileiro.

Câmara Aberta, Câmara em Foco e Câmara em Revista
Noticiários apresentados em 3 edições diárias: 7h30; 13h30 e 21h.

Agenda do dia – apresentada durante o programa Câmara Aberta (veiculado entre 7h30 e 8h30) e às 10h, destaca as principais pautas de plenário e atividades previstas para as comissões temáticas da Casa, permanentes ou não.

Câmara é notícia – fatos mais relevantes, previsões e informação mais concisa de hora em hora e que muitas vezes não foram tratados nos noticiários da emissora.

Entrevista Especial – programa com duração máxima de dez minutos sobre tema do dia ou projeto que esteja em debate no plenário ou em comissão.

Jogo Rápido – programa com cinco minutos de duração, veiculado em duas edições ao dia com projeto ou proposta do parlamentar que não vem recebendo destaque na mídia nacional. Sempre após a música do dia.

Salão Verde - as últimas notícias e debates sobre o meio ambiente são o tema do programa Salão Verde, exibido todas as segundas-feiras, às 8h30.

Giro da Reportagem – participações ao vivo de repórteres com informações sobre a votação do plenário, a expectativa quanto à pauta do dia das comissões, decisões da presidência e da Mesa da Casa, além das lideranças partidárias.

Comissões em destaque – resumo das principais audiências públicas promovidas pelas comissões temáticas da Casa, realizadas com o objetivo de fornecer mais subsídios para o debate de projetos em tramitação ou de tema de ampla repercussão nacional.

Destaques da Semana
Resumo dos principais assuntos da semana, em programas curtos, apresentados durante a programação musical dos sábados.

Agenda da Semana
Apresenta os destaques da semana que inicia. São veiculados nos intervalos da programação musical aos domingos.

Reportagem Especial
Série de reportagens sobre determinado assunto de interesse da sociedade, que vai ao ar de segunda a sexta, às 7h15. Nos fins de semana, às 9h, com reprise às 15h, vai ao ar uma matéria especial sobre assunto que foi destaque durante a semana.

Palavra de Especialista
Apresentado às quartas-feiras, às 8h30, com especialistas (médicos, advogados, engenheiros, consultores) que tratam de assuntos de interesse público.

Pinga-Fogo
Debate entre parlamentares sobre assuntos do momento. É apresentado às quintas-feiras, às 8h30.

Quinze Minutos de Cidadania
Fala sobre os direitos da população, com entrevistas e dicas para o exercício da cidadania. Sua apresentação é quinzenal, nas sextas-feiras, às 8h30.

Repórter Especial
Destaca o radiojornalismo como instrumento de informação. Cada programa aborda tema de interesse da sociedade. A apresentação é quinzenal, às sextas-feiras, às 8h30.

Rádio Criança
Matérias especiais e campanhas sobre infância e adolescência, veiculadas na emissora e disponibilizadas no site infantil Plenarinho, da Câmara dos Deputados (www.plenarinho.gov.br).

Dicas do Pediatra
Programa com o pediatra Antônio Márcio Lisboa com as respostas às principais dúvidas dos pais nos primeiros anos de vida da criança. Toda sexta, no programa Câmara Aberta.

Trocando Idéias
É um programa mensal com a análise de projetos de deputados que podem virar lei e o que a população e especialistas pensam do assunto. É apresentado às sextas-feiras, às 8h30.

O Ouvinte Quer Saber
Ouvintes de todo o país ligam e fazem perguntas aos deputados sobre diversos assuntos.

Fator de Risco
Voltado para assuntos de saúde, o programa apresenta conselhos e dicas de médicos e especialistas. É veiculado quinzenalmente, às terças-feiras, às 8h30.

Aplauso
A cada semana um personagem fala de sua trajetória e projetos na música, cinema ou teatro. É apresentado aos sábados, às 11h.

Agenda Cultural
Apresenta, diariamente, ao longo da programação musical, dicas das atividades culturais da capital federal, com entrevistas e informações diversas.

Coberturas Externas Especiais
Transmissões, com flashes ao vivo e entrevistas, de eventos importantes, como o Festival de Cinema de Brasília, Festival de Inverno de Alto Paraíso e Feira do Livro de Brasília.

Palco Brasil
Programa mensal, aos sábados, às 23h, com um compacto dos shows que marcam a vida cultural de Brasília.

Brasil Plural
Programa de música regional e urbana, voltado para novos valores da MPB, inclusive os que normalmente não têm espaço na mídia comercial. É apresentado às segundas-feiras, às 22h.

Marco Zero
Apresenta os lançamentos do mercado fonográfico nacional e internacional. É apresentado às terças-feiras, às 22h.

Alma Brasileira
Programa que mostra a música instrumental brasileira. É apresentado às quartas-feiras, às 22h.

Faixa Contemporânea
Programa voltado para o panorama do pop-rock internacional, privilegiando as manifestações alternativas ou não-comerciais. É apresentado às quintas-feiras, às 22h.

Chega de Saudade
Espaço dedicado à bossa-nova em seu período histórico e o repertório atual, mais recente, influenciado pelo movimento. É apresentado às sextas-feiras, às 22h.

Esquina do Jazz
Apresenta a história do jazz através de seus músicos fundamentais, a tradição e a vanguarda, os clássicos e as novidades. É apresentado aos sábados, às 22h.

Roda de Choro
Mostra o chorinho em suas origens, com sua trajetória e presente. É apresentado aos sábados, ao meio-dia.

O Samba da Minha Terra
Apresenta o samba como manifestação seminal da música popular urbana no Brasil. O samba no terreiro, no salão e na avenida. É apresentado aos domingos, ao meio-dia.

Sala de Música
Um programa semanal, com os clássicos da música erudita, brasileira e internacional. É apresentado aos domingos, das 19h às 21h.

Trilha da Meia-noite
Um programa com música instrumental brasileira e internacional, jazz, blues, rock, música eletrônica e trilhas sonoras de filmes. É apresentado de quarta a sábado, à zero hora.

A Música do Dia
Destaca, diariamente, uma música, com curiosidades e fatos históricos referentes à data. Veiculada em dois horários, às 7h e às 20h.

Na Era do Rádio
Destaca fatos e canções que marcaram o rádio como a verdadeira testemunha da história no século XX. É apresentado aos domingos, às 18h.

ABC da MPB
Destaca um pouco da história e curiosidades dos artistas da música popular brasileira, em textos curtos. É apresentado antes da execução de músicas selecionadas, em 3 edições aos sábados e domingos.

Contando Música
Programa musical contando e comentando fatos, histórias, movimentos e personagens da MPB. É apresentado aos sábados, às 21h.

Casa da Árvore
Programa voltado para o público infantil com histórias, músicas e cultura. É apresentado aos sábados, às 10h.


Campanhas

A qualidade do trabalho da Rádio Câmara se reflete também na confiança que diversos parceiros institucionais depositam na emissora. Foram desenvolvidos com estes parceiros campanhas voltadas para a informação do cidadão sobre temas como direitos básicos, prevenção e manutenção da saúde e preservação ambiental.

Desde o início da produção de campanhas educativas e de cidadania, os spots disponibilizados no sítio da Rádio Câmara têm recebido um número significativo de downloads todos os meses. Para que se tenha uma idéia, apenas a campanha Criança Segura, lançada em outubro de 2004, já alcançou marca superior aos 10 mil downloads. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2007, foram 1136 downloads. Vejas as principais campanhas:


Criança Segura – campanha com 34 spots realizada em parceria com a ONG Criança Segura, com dicas sobre como evitar acidentes envolvendo crianças. No Brasil, estes acidentes respondem anualmente por 140 mil admissões hospitalares e mais de seis mil mortes de brasileiros com idade até 14 anos;

Água é Vida – campanha com 46 spots realizada em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA) sobre a importância do uso e preservação de um recurso escasso em todo o mundo. A campanha também está disponível no sítio da ANA e está sendo utilizada por diversas emissoras do país. Um exemplo é a Rádio Jovem Pan de Santa Catarina, que pediu recentemente autorização da Agência para reproduzir os spots;

Uso Racional de Medicamentos – campanha com 45 spots realizada em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o objetivo de informar o consumidor sobre os diversos tipos de tarjas, a importância da aderência ao tratamento e os riscos de intoxicação e da auto-medicação;

Viva a Vida em Movimento – campanha com 42 spots de 30 segundos, realizada em parceria com o Ministério do Esporte com o objetivo de apresentar práticas simples de exercícios físicos que não sejam de alto desempenho mas que assegurem ganhos à saúde individual;

Direitos do Consumidor – campanha com 39 spots realizada em parceria com a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) que orienta o cidadão sobre como se comportar frente a situações como dívidas com cartão de crédito, desistência de matrícula, compra de carro usado, direitos do correntista, entre outros. A campanha já está sendo utilizada em sites de distribuição de conteúdo como a RadioWeb;

Alimentação Saudável - campanha com 45 spots realizada em parceria com a a Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. A iniciativa procura estimular alterações na dieta infantil, especialmente na escola, que permita a introdução de alimentos de melhor qualidade para o desenvolvimento da criança em idade escolar;

Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania – desde a primeira edição, os spots utilizados para a divulgação da campanha são de autoria e produção da Rádio Câmara. A campanha conta atualmente com 60 entidades parceiras, entre elas a Unesco e a CNBB;

16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres – durante dois anos a Rádio Câmara foi responsável pela produção dos spots veiculados na campanha em parceria com a ONG Agende – Ações em Gênero, Cidadania e Desenvolvimento;

Orçamento – como parte da campanha da Câmara de tornar mais transparente o debate sobre a aplicação e destinação de recursos públicos para obras, serviços, programas e políticas públicas, a Rádio Câmara produziu oito spots de 30 segundos sobre os principais pontos do tema;

Inmetro – campanha realizada em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial com o objetivo de informar a sociedade sobre a importância de os produtos comprados para o consumo diário terem um padrão mínimo que permita um uso seguro. A campanha conta com 21 spots de 30 segundos cada.

Campanha de combate ao beribéri – produzida em parceria com o Ministério da Saúde, foi a primeira que teve como objetivo atender uma demanda de emergência. Diante dos sucessivos casos de morte em razão da carência de vitamina B1 (tiamina) no estado do Maranhão, a Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGPAN) do Ministério da Saúde solicitou o produto à Rádio Câmara. Foram produzidos 7 spots pela emissora que, em seguida, foram enviados através do mailing do Ministério para diversas rádios existentes na região dos óbitos. A campanha também foi veiculada pela Voz do Brasil, durante duas semanas, no horário da Câmara dos Deputados (a partir das 19h40).

Campanhas eleitorais – durante as eleições de 2006, a Rádio Câmara produziu duas campanhas. Uma (Dicionário Eleitoral) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, em que temas como abuso do poder econômico ou político eram explicados para o eleitor compreender a amplitude de um conceito nem sempre acessível, mas que vai marcar a sua escolha e o seu futuro pelos quatro anos seguintes. A outra, sobre a história do voto no Brasil e a evolução do processo eleitoral ao longo dos últimos 500 anos.