Maioridade penal é o tema do Câmara Ligada
O programa juvenil da TV Câmara debate neste domingo, ao som da banda Terminal Guadalupe, o sistema carcerário e a proposta de redução da maioridade penal
A banda Terminal Guadalupe, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), o deputado Neucimar Fraga (PR-ES), além do especialista do UNICEF Mário Volpi e da professora Míriam Guindani, discutem no programa Câmara Ligada deste domingo (14), às 22h, o sistema carcerário no Brasil e as vantagens e desvantagens da redução da maioridade penal para os 16 anos. Eles debatem o tema com estudantes do Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia e do Colégio INEI, ambos de Brasília.
O Câmara Ligada é um programa de auditório que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temas raramente abordados nas demais emissoras, como atitude, violência e, principalmente, política. Em dezembro, o Câmara Ligada foi o único programa para jovens a ganhar do Ministério da Justiça o selo ER (Especialmente Recomendado), criado para indicar obras educativas e informativas que promovam o respeito à diversidade, aos direitos humanos, à cultura de paz e à cultura regional. A meta é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia.
O deputado Reginaldo Lopes, um dos convidados desta edição, é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas de Juventude e é suplente da Comissão de Educação e Cultura. O deputado Neucimar Fraga é membro da Comissão Especial destinada a dar parecer sobre a emenda constitucional que cria as polícias federais e estaduais penitenciárias. Além disso, faz parte da Subcomissão Especial de Legislação Penal e é presidente da CPI do Sistema Carcerário.
Já Mário Volpi é coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil e Míriam Guindani é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Serviços Sociais.
A música que pauta a conversa, "Pernambuco chorou", mostra a realidade de um preso que passa seus dias contando o tempo dentro de uma prisão. Em sua análise ele diz: Minha vida virou um nó! (tema do programa).
Estréia: Domingo, 14 de outubro às 22h.
Reprises: terça (4h), sexta (19h), sábado (00h30/17h30), domingo (22h)
Imagens
Imagens do programa podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados. Basta clicar no link abaixo e ir na data de 28 de setembro (dia da gravação):
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Terminal Guadalupe
Radicada em Curitiba, a banda Terminal Guadalupe é formada por Dary Jr. (voz e letras), Allan Yokohama (guitarra e voz), Fabiano Ferronato (bateria) e Rubens K (baixo), além do guitarrista Lucas Borba. A Banda vem lapidando seu repertório desde 2003, quando o vocalista Dary Jr. lançou o CD "Burocracia Romântica", trilha sonora de um curta-metragem homônimo. Na seqüência, vieram a coletânea "Girassóis Clonados" (2004) e o premiado "Vc Vai Perder o Chão" (2005).
Lançados de forma independente, os discos conseguiram o respeito da imprensa (a Folha de S. Paulo, a revista Bizz e os críticos/escritores Arthur Dapieve e Tárik de Souza já renderam elogios ao grupo). E dos fãs também, que elegeram "Vc Vai Perder o Chão" como o Melhor Disco Independente de 2005, em votação da revista Laboratório Pop. Já tocaram em várias cidades do Brasil, como Florianópolis, Corumbá, Londrina, Brasília e Rio de Janeiro, entre outras.
Programa ousado
O Câmara Ligada estreou em setembro de 2006 e já teve onze edições - com as presenças das bandas: Da Guedes (Porto Alegre), Eddie (Recife), BNegão e Os Seletores de Freqüência (Rio de Janeiro), do rapper MVBill (Rio de Janeiro), o grupo Atitude Feminina (Distrito Federal), Totonho e os Cabra (Paraíba) e Marco André e o Trio Manari (Pará), Móveis Coloniais de Acaju (Distrito Federal), os rappers Don e Mingau (Rio de Janeiro),a banda Pé de Cerrado (Distrito Federal) e o grupo Detonautas (Rio de Janeiro).
O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle – Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Equipe
Apresentação: Evelin Maciel
Criação e Direção Geral: Bob Fernandes
Assistente de Direção: C.André Laquintinie
Coordenação de Produção: Claudia Brisolla
Produção e Pesquisa Shirley Farias
Contato
Telefones: (61) 3216-1638 / 3216-1620 e 0800 619 619 (ligação gratuita)
E-mail: camaraligada@camara.gov.br
Programas anteriores podem ser vistos/baixados pela Internet:
&https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=programas&programa=70
Como sintonizar a TV Câmara
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo pelo endereço www.tv.camara.gov.br.
Assessoria de Imprensa
Telefone: (61) 3216-1507