Fotos retratam patrimônio histórico da Croácia

29/01/2014 13h04

Exposição no corredor de acesso ao Plenário será inaugurada amanhã (16) às 11 horas



O Espaço Cultural da Câmara dos Deputados inaugura amanhã (16), no corredor de acesso ao Plenário, a exposição "Patrimônio Croata Protegido pela Unesco". Composta de importante acervo histórico e arquitetônico, a mostra organizada pela embaixada da Croácia com o apoio do Grupo Parlamentar Brasil-Croácia vai divulgar as belezas naturais e o patrimônio histórico e cultural daquele país, com o objetivo de incrementar o seu turismo.

A exposição traz importante acervo histórico, arquitetônico e natural de uma das repúblicas que passou a integrar a antiga Iugoslávia depois da Primeira Grande Guerra e ressurgiu na lista dos países europeus há dezesseis anos. Sede de uma civilização antiga, a Croácia foi crescendo e enriquecendo ao longo dos séculos, apesar dos obstáculos históricos ou, talvez, em virtude deles. Os cartazes mostrarão parte dessa riqueza - seis localidades croatas declaradas pela Unesco como patrimônio da humanidade.

Patrimônios
O único patrimônio natural da Croácia e uma das primeiras localidades do mundo protegida pela Unesco – Plitvice é um conjunto de 16 lagos unidos por cataratas que mudam o visual em todas as estações do ano. A beleza do mais famoso Parque Nacional da Croácia se revela em todas estações do ano; seja no outono, quando cores das árvores se refletem nas águas cristalinas dos lagos; seja no inverno, quando as cascatas ficam geladas e as árvores cobertas com neve.

A cidade românica de Trogir é cheia de valiosas obras de historia de arte e arquitetura em pedra croata onde o passeio pelas ruas da cidade parece uma viagem na época dos Gregos, Romanos e Venetos. A 30 km fica o Palácio do imperador romano Diocleciano, em Split, um dos mais preservados monumentos do mundo da arquitetura romana e único monumento cultural onde residem as pessoas.

Mais dois monumentos da lista são a Basílica de Eufrásio, na cidade de Porec, do século VI, cujos mosaicos são os mais bonitos exemplos de arte bizantina e a catedral de São Santiago, em Sibenik, catedral construída só de pedra das ilhas croatas.

Por fim, a pérola do Mediterrâneo, Dubrovnik, também patrimônio da humanidade, a cidade cujo símbolo são as intactas muralhas de 1840 metros que cercam a cidade e representam um dos mais bonitos e mas resistentes sistema da fortificação do Mediterrâneo. Em 1991, durante a guerra da Iugoslávia, a cidade, considerada a pérola do Adriático, foi duramente bombardeada pelo exército iugoslavo, apesar de ser protegida pela Unesco.


Com o fim da guerra, teve início a reconstrução de Dubrovnik com a ajuda do governo croata, Unesco e croatas residentes no exterior, seguindo técnicas e materiais tradicionais. Um dos maiores problemas foi substituir os famosos telhados de terracota dos edifícios. Os trabalhos foram concluídos em 2005, quando Dubrovnik voltou a atrair milhares de turistas.

Exposição
"Patrimônio Croata Protegido pela Unesco"
De 16 a 19 outubro
Local: Corredor de Acesso ao Plenário - Câmara dos Deputados
Horário: das 9 às 18 horas, de 2ª a 6ª feira


Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508