Câmara sedia lançamento de filme sobre Floriano Peixoto
Documentário sobre o Marechal de Ferro, considerado o consolidador da República, tem pré-estréia quarta-feira (6)
A queda da monarquia, a ascensão de Deodoro da Fonseca e, em seguida, o tumultuado governo de Floriano Peixoto são analisados no documentário A Esfinge - Floriano Peixoto, com pré-estréia marcada para quarta-feira (6), às 20h, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. Assinam o convite para o lançamento os presidentes da Câmara, Aldo Rebelo, e do Senado, Renan Calheiros.
No filme, historiadores, pesquisadores e escritores de vários estados e universidades brasileiras falam sobre Floriano Peixoto, sua trajetória de vida e seu controvertido governo. Criticado por alguns e enaltecidos por outros, o chamado "Marechal de Ferro" é considerado o consolidador da República no Brasil.
O documentário, de 60 minutos, revela ainda episódios inéditos da Guerra do Paraguai, além de acontecimentos até hoje não revelados por historiadores sobre a Proclamação da República e a deportação de D. Pedro II com a queda do Império - logo depois de uma grande festa na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro.
O documentário é dirigido pelo jornalista e cineasta alagoano Jorge Oliveira, o mesmo diretor do premiado "O Poeta e o Capitão", com narração de José Wilker e trilha sonora do maestro Jorge Antunes. O filme sobre Floriano Peixoto foi produzido em quatro estados — Alagoas, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Brasília — e é uma produção da JCV Jornalismo, Cinema e Vídeo, de Brasília. Serviço A Esfinge - Floriano Peixoto Pré-estreia quarta-feira (6), às 20h, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas junto à Coordenação de Relações Públicas da Câmara dos Deputados pelo telefone (61) 3216-1752.