Câmara participou de festival internacional de cinema
TV Câmara exibiu documentário e selecionou filmes para sua programação no Festival Internacional de Cinema Ambiental, que terminou domingo (11)
A Câmara dos Deputados participou da 8ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) com a exibição do documentário Quebra Coco, Faz a Vida, produzido pela TV Câmara, cobertura completa pela Rádio Câmara e a apresentação das ações do Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara). O festival terminou domingo (11) na cidade de Goiás, antiga capital de Goiás.
O documentário foi exibido sábado (10), às 19h, em uma mostra paralela. A produção registra a história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos, que vivem no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. O documentário dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação.
Foi muito visitado, durante o Festival, o estande do Eco-Câmara com amostras das campanhas realizadas na Casa, como a coleta seletiva de lixo, a manutenção natural dos jardins e até fotos de pássaros que vivem nos arredores do Congresso. As fotografias foram as que despertaram maior interesse do público.
Os flashes noticiosos da Rádio Câmara, transmitidos ao vivo pela repórter Mônica Montenegro, mantiveram o público brasiliense informado de todos os acontecimentos do festival, que também teve a participação do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), homenageado pelos organizadores do FICA.
Captação de filmes
A TV Câmara aproveitou o festival para selecionar filmes para exibição em sua programação. Um deles foi Zôo, de Daniel Lima e Marcelo Henrique, que denuncia a precária situação dos animais que vivem em zoológicos.
Outro título descoberto foi Bartô, de Luiz Botosso e Thiago Veiga, desenho em três dimensões que aborda o diálogo de um lenhador com a última árvore do mundo. Outros filmes selecionados foram Qual é o meu lugar, de Alex Jean Alves da Paixão, em que bichos indagam onde vão morar depois que todas as florestas forem destruídas; Alternativas, que debate a questão da crise de energia; e Entrevista com o Morcego, em que morcegos fogem de seu habitat inundado pelo grande lago de Serra da Mesa para morar em Goiânia - ambos do cineasta Dustam Oeven.
O festival exibiu quase 100 filmes, entre curtas, médias e longas metragens. Na edição deste ano, 347 produções de 150 países se inscreveram. Os vencedores receberam R$ 240 mil em prêmios, a maior premiação da América Latina.