Câmara promove exposição sobre meio ambiente
Ações e projetos desenvolvidos na Casa serão mostrados no Pátio Brasil Shopping até sábado (3). Até sexta, a Rádio Câmara promove debates ao vivo, direto da Praça Central. O tema desta terça (30) é o biodiesel
A Câmara dos Deputados inaugurou nesta segunda-feira (29), no shopping Pátio Brasil, em Brasília, uma exposição em comemoração à Semana do Meio Ambiente. Na praça central do shopping, os visitantes podem conhecer, até sábado (3) a linha do tempo da legislação ambiental brasileira, ter acesso a uma amostra de fotos de pássaros que vivem nos arredores da Câmara, além de ver como funcionam diversas ações ambientais da Casa na coleta seletiva de lixo e na manutenção de jardins com produtos naturais.
Uma equipe da Rádio Câmara também estará no shopping com entrevistas e debates ao vivo sobre o tema. Até a sexta-feira (2), a partir das 11h, a emissora promove debates com transmissão ao vivo. O tema desta segunda-feira foi a Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central.
O governo do Distrito Federal (GDF) quer retomar para si a competência para emitir licenças ambientais para os empreendimentos situados nesta APA. Em 2002, esse processo passou a ser feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), um órgão federal. O objetivo da transferência foi coibir as ocupações irregulares tanto de áreas públicas como de particulares.
Já tramita na Câmara o Projeto de Lei 2572/03, do deputado Jorge Pinheiro (PL-DF), que modifica o processo de gestão da APA do Planalto Central, retornando a competência do licenciamento para o GDF.
Gestão compartilhada
No debate desta segunda, o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Roberto Giffoni, explicou que a APA do Planalto Central cobre 60% do território do DF. Em sua avaliação, o governo local deveria, ao menos, compartilhar com o Ibama a gestão da área.
Presente ao debate, o deputado distrital Chico Floresta (PT) defendeu que a gestão da APA do Planalto Central seja compartilhada não só entre Ibama e GDF, mas também com a população e com organizações não-governamentais ambientais, por meio de conselhos. O ambientalista Luiz Mourão, que também participou do debate, concordou que a gestão da APA do Planalto Central seja compartilhada entre as diversas instâncias governamentais e a população.
Nesta terça-feira (30), o tema do debate promovido pela Rádio Câmara será o biodiesel. Para participar das discussões, basta ir ao Pátio Brasil. Para escutar o debate, basta sintonizar a Rádio Câmara, em Brasília, na freqüência modulada (FM) de 96,9 MHz; ou via satélite, em todo o Brasil, por meio do satélite Brasilsat I, na frequência de 1523 MHz, com o uso de um receptor padrão MPEG II e antena parabólica.
Na internet, o endereço da emissora é www.camara.gov.br/radio. Além da audição em tempo real, é possível acessar e baixar programas jornalísticos e culturais.
As ações ambientais desenvolvidas com sucesso pela Câmara são mostradas no shopping por meio de fotografias, documentos, reportagens, personagens infantis, Internet, entrevistas e outras instalações. A exposição também mostrará o processo de criação da Cooperativa dos Catadores de Papel da Câmara, que hoje reúne 150 famílias.
Acesse a programação dos demais dias de debate.