Câmara expõe reproduções de Van Gogh e companhia

29/01/2014 13h04

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares expõe, a partir desta segunda-feira (10), 40 reproduções fotográficas de artistas pós-impressionistas como Van Gogh, Gauguin e Cézanne

O público poderá ver de perto reproduções fiéis de obras de arte mundialmente conhecidas a partir de segunda-feira (10), e até o dia 30, no Corredor de Acesso ao Plenário, na Câmara dos Deputados. A exposição Pós-Impressionismo e as Origens da Pintura Moderna vai mostrar um acervo com 40 reproduções fotográficas em tela de artistas como Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Georges Seurat, Paul Cignac, Henri Martin, Toulouse-Lautrec, entre outros.

A exposição faz parte de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional do Serviço Social do Comércio (SESC) e integra o projeto ArteSESC, que há 15 anos estimula o conhecimento artístico.

A mostra é itinerante, já passou por três estados - Goiás, Mato Grosso e Rondônia - e, depois de Brasília, deve ir para Pernambuco e Ceará. A curadoria é de Suzana Paternostro, PhD em História da Arte, e de Adriana Sussekin de Mendonça, museóloga.

Pós-impressionismo é uma denominação genérica da proposta criativa de artistas que priorizaram a luminosidade, o colorido vibrante, a estilização de formas e objetos. Os pintores mais consagrados desta época, final do século XIX, foram Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Paul Cézanne e Paul Gauguin. Esses artistas deram formas e contornos visíveis aos objetos. As sombras desapareceram.

A exposição fica aberta até o dia 30 de julho, somente nos dias úteis, das 9h às 19h. Mais informações podem ser obtidas no Espaço Cultural da Câmara pelo telefone: (61) 3215-8085.