Exposição mostra a vida de catadores de papel
Famílias que ganham a vida a partir da coleta de resíduos na Câmara e arredores são retratadas em exposição que começa dia 29
Será aberta ao público na próxima terça-feira (29) exposição que cobre um período de 20 anos na vida de cerca de 150 famílias de catadores de papel que sobrevivem a partir do que coletam na Câmara dos Deputados e arredores. A Exposição “Nem Tudo É Lixo no Lixo” mostra que a preocupação com o meio ambiente e com o reaproveitamento ecológico dos resíduos pode gerar oportunidade de trabalho e de renda, inclusão social e melhorias na qualidade de vida de populações carentes.
As famílias retratadas na mostra partiram de situação de total precariedade, se organizaram com o apoio de diversas entidades, entre as quais o Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (Ecocâmara), e constituíram duas entidades – a CORTRAP (Cooperativa de Reciclagem de Trabalho e Produção) e a BRASCICLA (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável de Brasília). Esta última, mediante convênio, tornou-se responsável pela reciclagem dos resíduos coletados nos prédios da Câmara.
A exposição é dividida em dois painéis, que representam a história de vida dos catadores e o processo de coleta seletiva na Câmara. O primeiro painel enfoca o processo de agregação de valor desenvolvido pelos trabalhadores a partir do que era lixo.
O segundo painel apresenta o processo de coleta seletiva dentro da Câmara dos Deputados. Mostra os cuidados cotidianos com o descarte de materiais, o que permite o resgate social mostrado no painel anterior. Também são exibidas algumas atividades de educação ambiental desenvolvidas pelo Ecocâmara.
Referência em gestão ambiental
O Núcleo de Gestão Ambiental (EcoCâmara) da Câmara se consolidou como referência na preservação do meio ambiente entre os órgãos públicos do país. O EcoCâmara desenvolve projetos que minimizam o impacto ambiental da Câmara - em termos de papel, manutenção de jardins, gastos com energia e água, entre outros - mas sua influência vai muito além da Praça dos Três Poderes.
Entre as iniciativas de destaque do núcleo estão a doação de pneus usados para a reciclagem, a parceria com instituições de saúde do Distrito Federal para tratamento de resíduos hospitalares, além do trabalho conjunto com a entidade formada por catadores de papel.
Outras ações desenvolvidas pelo Ecocâmara: treinamento dos servidores do Departamento Médico que reduziu o volume de resíduos hospitalares em 76%; processo de filtragem da água do espelho d'água do Anexo I, que gerou economia de R$ 10 mil mensais em gastos com água; tratamento dos jardins que circundam os edifícios da Câmara sem o uso de agrotóxico, mas com adubo natural produzido em estufas existentes nos jardins; catalogação de todas as espécies vegetais e animais que estão em volta da Casa; e implantação de mecanismos de controle ambiental nas oficinas mecânicas da Câmara em convênio com empresa do ramo automotivo.
A atuação do EcoCâmara fez com que a Casa fosse considerada instituição modelo na implantação do plano de gerenciamento de resíduos proveniente dos serviços de saúde, problema particularmente grave no Distrito Federal.
Serviço
Exposição “Nem Tudo É Lixo no Lixo”
Data: entre os dias 29 de maio e 08 de junho
Local: Corredor de Acesso ao Plenário da Câmara dos Deputados
Horário: de 9h às 18h - ou enquanto houver sessão no Plenário