Aldo abre exposição sobre a República
Momentos marcantes do Legislativo no período republicano estarão expostos por meio de painéis, documentos históricos e músicas a partir desta terça-feira (14)
O presidente da Câmara Aldo Rebelo abre nesta terça-feira (14), às 10h, a exposição "República: sua construção passa pelo Legislativo". Até o dia 1º de dezembro, estarão à disposição do público 52 painéis com a linha do tempo e a história das diversas constituições elaboradas no período republicano do país - que se confunde com a história do Parlamento. A mostra também contará com documentos históricos e até músicas de época associadas a fatos marcantes da República.
A exposição ficará no Salão Negro do Congresso Nacional até o dia 19, quando será transferida para o Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados - onde permanece até 1º de dezembro. A exposição ficará aberta ao público no feriado de 15 de novembro e no próximo final de semana.
O objetivo da mostra é apresentar ao brasileiro noções a respeito de como foi construída a República no país, passando pelos diversos momentos de recuos e avanços democráticos, sempre com a participação protagonista do Poder Legislativo.
Em 2007, a exposição será levada a outros pontos do Distrito Federal e vários estados, principalmente a assembléias legislativas e câmaras de vereadores, além de museus e escolas.
Aula de Cidadania
Às 11h, logo depois da inauguração, alunos do ensino médio do Centro de Ensino Fundamental 17, de Ceilândia (cidade dos arredores de Brasília), vão participar de uma aula com o historiador Marcos Guimarães Sanches sobre os fatos retratados na mostra.
A aula, na verdade um grande debate com os alunos, será gravada pela TV Câmara e transmitida pela emissora com o nome Aula de Cidadania. Marcos Guimarães Sanches, doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é professor de História do Brasil Colonial nas universidades Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Gama Filho.
Antes da abertura da exposição, os alunos farão uma visita cívica ao Palácio do Congresso Nacional.
Serviço
Exposição República: sua construção passa pelo Legislativo
Abertura: 14 de novembro
Até 19 de novembro: Salão Negro do Congresso Nacional (inclusive no final de semana e feriado)
De 20 de novembro a 1º de dezembro: Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados (somente dias de semana)
Horário: de 9h às 18h