Fotógrafo registra imagens da vida no interior
Izaltino Guimarães expõe na Fotogaleria da Presidência até 10 de dezembro. O espaço fica aberto ao público nos finais de semana
Um dos espaços culturais mais nobres da cidade, a Fotogaleria da Presidência da Câmara exibe até o dia 10 de dezembro a exposição "Interior", de Izaltino Guimarães. O fotógrafo de Jataí, interior de Goiás, mostra a vida simples dos moradores da região. Ele é autodidata, tem 46 anos, começou a fotografar aos 22 e gosta de registrar detalhes da natureza, que compõem a maior parte do seu acervo.
A exposição fica aberta nos finais de semana, de 9h30 às 17h. A Fotogaleria da Presidência faz parte do roteiro da visitação pública à Câmara dos Deputados.
Izaltino conta que sempre apreciou a arte de fotografar, mas a atividade ganhou impulso quando pegou, pela primeira vez, em uma câmera digital. Como faz pesca constantemente nos rios do sudoeste goiano, passou a registrar pessoas, casas e paisagens com mais intensidade. "Faço retratos da vida. A boa fotografia acontece quando se aperta o botão na hora certa. Vejo a fotografia antes de dar o click", diz Izaltino, que se mostra preocupado com a devastação do cerrado do centro-oeste brasileiro.
O fotógrafo afirma que na região em que mora restam apenas 2% da vegetação natural, principalmente devido ao avanço da agricultura. Izaltino, pai de duas meninas, de 9 e 5 anos de idade, se mostra preocupado com o futuro. "E agora vão plantar cana-de-açúcar em grande escala. Será o fim de tudo", desabafa.
A exposição revela um ambiente cultural específico do interior do estado e da cidade de Jataí, um documento do modo simples e tradicional da cultura goiana. Ele diz que fotografa "o feio e o bonito".
O crítico de arte Divino Sobral analisa, assim, o trabalho do fotógrafo Izaltino Guimarães: "Um registro luminoso, uma captação de luz, um enquadramento, um foco, uma textura visual que ultrapassa essa simples questão documental antropológica e chega até o terreno de uma imagem poética, uma imagem de fotografia de arte". Izaltino tem trabalhos expostos no Museu de Arte Moderna de Jataí.
A exposição é promovida pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.
Imagens
Podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara, no link destinado a "imagens institucionais", pelo atalho:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem
Serviço
Exposição de fotos "Interiores"
Autor: Izaltino Guimarães
Local: Fotogaleria da Presidência da Câmara
Período: de 10 de outubro a 10 de novembro
Horários: nos finais de semana, de 9h30 às 17h