Câmara expõe fotografias de Celso Oliveira

29/01/2014 13h04

A beleza e a firmeza da raça negra estarão expostas em uma mostra fotográfica com 28 imagens de 20 a 30 de novembro

A Câmara dos Deputados abre na segunda-feira (20) a exposição Todos os Negros, produzida pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares como parte das comemorações do Dia da Consciência Negra. A mostra traz 28 imagens do fotógrafo Celso Oliveira que valorizam a presença da cultura negra do Brasil, fortalecem e exaltam a beleza e a firmeza da raça. Com a exposição, o artista quer chamar a atenção do público para a miscigenação social e cultural no país.

Todos os Negros retrata a força da cultura e a religiosidade populares. As fotografias tentam traduzir para um mundo impregnado de lutas uma maior leveza do cotidiano e um olhar mais delicado da realidade. Autodidata, Celso Oliveira depura a técnica para captar "poesias dos instantâneos".

Ana Carolina Coelho, mestre em Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, associa o trabalho de Celso Oliveira aos Poemas da Negra, de Mário de Andrade. Neles, o modernista exalta a beleza de uma raça e constrói cantos de amor. Ela entende que "a comemoração da consciência negra se torna apenas mais uma oportunidade para comunicar a beleza e a fotografia acaba por traduzir essa consciência que ensina a beleza".

O artista

Nascido na cidade do Rio de Janeiro em 1957, Celso Oliveira começou a trabalhar como fotojornalista e documentarista em 1975. Em meados da década de 90 muda-se para Fortaleza (CE), onde cria a editora e fotoarquivo Tempo d’Imagem e integra o grupo de fotógrafos Dependentes da Luz.

Profundamente interessado na cultura e religiosidade populares, Celso Oliveira expressa seu encantamento pela luminosidade do Ceará através de fotografias coloridas. Pouco tempo depois, faz a opção pela fotografia em preto e branco para ressaltar o aguçamento da tensão e do contraste da luz do Ceará.

O artista já participou de várias exposições no Brasil e no exterior, entre elas o V Colóquio Latino-Americano de Fotografia, na Cidade do México, em 1996. Entre os trabalhos publicados destacam-se os livros Brasil — Livro e Poesia, com a participação de 8 dos mais renomados fotógrafos do país, e Cores e Sentimentos, em parceria com Tiago Santana, composto de 80 fotografias do estado do Ceará.

Celso Oliveira já expôs em galerias do mundo todo, de Amsterdã, na Holanda, a Belém do Pará. Em 1994, ganhou no Japão prêmio internacional da Nikon International Photo Contest. Como referência visuais, o artista destaca os mestres Sebastião Salgado, Cartier-Bresson e Joseph Koudelka.

Serviço

Exposição fotográfica Todos os Negros

De 20 de novembro a 30 de novembro, às 9h, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados, das 9h às 18h.

Mais informações podem ser conseguidas no Espaço Cultural da Câmara pelo telefone: (61) 3215-8085.