Câmara expõe retratos dos excluídos
A exposição fotográfica "O Céu da Pátria neste Instante", de Sônia Baiocchi e Tereza Sobreira, será aberta na próxima segunda-feira (9)
O caminho paralelo das fotógrafas e atrizes Sônia Baiocchi e Tereza Sobreira se encontram no mundo da exclusão social, retratado por elas em 40 fotos que serão expostas entre 9 e 26 de outubro, no corredor de acesso ao Plenário da Câmara.
Neste espaço, onde passam por dia milhares de pessoas, Sônia e Tereza expressarão suas percepções e suas angústias, mas também sua luta para a reconquista de direitos.
O Céu da Pátria neste Instante é o retrato desse mundo à margem, onde mulheres e homens já desistiram de lutar por direitos básicos e são observados nos lixões, nas ruas, nas casas de papelão.
Sônia Baiocchi é fotógrafa da Câmara dos Deputados desde 1990. Tereza Sobreira trabalhou muitos anos no Ministério da Educação e atualmente é repórter fotográfica no Ministério da Defesa. O encontro das duas não se deu apenas por afinidades profissionais. As fotos têm o mesmo tom de denúncia e solidariedade.
Depois da Câmara, a exposição vai percorrer o país como uma espécie de "anti-cartão postal" destinado a enviar uma mensagem forte, real, a todos os brasileiros que ainda sonham com uma nação livre da exclusão, da discriminação e da injustiça social.
Imagens
Imagens da exposição podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara (na parte de imagens institucionais), no endereço eletrônico:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem