Câmara abre duas exposições

29/01/2014 13h04

Fotomontagens do artista plástico brasiliense Chackal e uma exposição sobre a trajetória do ex-deputado gaúcho César Santos são os destaques da semana

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares programou duas exposições para a primeira quinzena de junho. Chackal, artista brasiliense, mostra a partir de segunda-feira (5), no Espaço do Servidor, fotomontagens e ilustrações de textos que "desafiam e estimulam o pensar". A exposição vai até o dia 16.

No Espaço Mário Covas, será montada, também a partir de segunda-feira (5), exposição de fotografias, correspondências, recortes de jornais, objetos, honrarias, atas e outros documentos sobre a vida do político gaúcho César Santos, que ocupou mandatos de deputado estadual e federal e também foi prefeito de Passo Fundo (RS). A exposição fica até o dia 14.

Entre Linhas - Chackal

Entre Linhas é o título da mostra de fotomontagens do artista Chackal. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília (UnB), ele se inspirou em textos literários para criar as obras em exposição. Ele prefere dizer que "interpreta" o que lê com suas imagens.

Chackal busca expressar seu ponto de vista bem particular, que revela o que existe de mais intrigante nas palavras: as entrelinhas. Ao participar de eventos ligados à Literatura, promovidos pelos Ciclos de Leitura da Câmara dos Deputados, ele criou o que chama de "relação sinérgica" entre fotomontagens e diversos textos de autores consagrados.
Serviço:
Entre Linhas - Chackal
Espaço do Servidor
Câmara dos Deputados
De 5 a 16 de junho
Horários: de 9h às 18h
Somente nos dias úteis

César Santos: Fragmentos da Trajetória de um Pioneiro

A mostra é o resultado do trabalho desenvolvido entre o EDeputado César Santosspaço Cultural Zumbi dos Palmares e o Museu Histórico Regional da Prefeitura de Passo Fundo (RS). A exposição retrata a vida do político que se destacou pela preocupação com as causas sociais.

César José dos Santos nasceu em 30 de março de 1904, no município de Soledade (RS). Formou-se em duas faculdades simultaneamente: em Farmácia (1932) e em Medicina (1933). Foi professor universitário e recebeu, em 1935, o Prêmio Oswaldo Cruz por suas pesquisas científicas.

Político atuante, César Santos conviveu com grandes personalidades de seu tempo, como Getúlio  Vargas, João Goulart e Leonel Brizola. Sua entrada na vida política se deu em meados da década de 40, no conhecido movimento "Queremista", que defendia a permanência de Getulio Vargas na Presidência da República.

Foi eleito deputado estadual, em 1947, e federal em 1950. Eleito deputado federal pelo MDB em 1969, morreu antes de concluir o mandato.
Serviço:
César Santos: Fragmentos da Trajetória de um Pioneiro
Espaço Mário Covas
Câmara dos Deputados
De 5 a 14 de junho
Horários: 9h às 18h
Somente nos dias úteis


Imagens

Imagens das duas exposições podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados. Basta entrar no Portal da Câmara (www.camara.gov.br), ir em "Agência Câmara" e, em seguida, em "Banco de Imagens" - na parte referente a "Imagens institucionais". Ou pelo atalho:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem