Continuam abertas três exposições

29/01/2014 13h04

TabernaculaAté o dia 29, permanecem abertas ao público nos dias úteis mostras de artes plásticas e fotografias promovidas pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

Até o dia 29 de junho, o Espaço Cultural Zumbi dos Palmares mantém três exposições na Câmara dos Deputados: Conquistando Sonhos: As Jovens Faces dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, no Corredor de Acesso ao Plenário; Gente não é sucata, na Galeria do 10º andar do Anexo IV; e Tabernácula (foto), no Espaço do Servidor.

Conquistando Sonhos: As Jovens Faces dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A mostra Conquistando Sonhos: As Jovens Faces dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio é promovida pelo Fundo de População das Nações Unidas, com o apoio da UNESCO, e retrata, por meio de imagens e textos, a vida de oito jovens em oito lugares diferentes - Brasil, Camboja, Índia, Jamaica, Marrocos, e Ucrânia, além de um campo de refugiados e uma periferia urbana em Uganda.

As imagens foram coletadas pelo fotógrafo Diego Golderberg e os depoimentos colhidos por Roberto Guaresch. Eles percorreram estes lugares para registrar os desejos dos jovens por uma vida melhor, independente dos obstáculos. A exposição também examina como cada um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) fixados pela ONU — entre eles a erradicação da extrema pobreza, a melhoria da saúde materna, a prevenção e o tratamento do HIV/Aids e a garantia da educação universal - pode oferecer um atalho para que esses jovens não apenas sobrevivam, mas possam progredir.

Gente não é sucata

Gente não é sucata é exposição com peças de arte e design com sucatas industriais elaboradas por alunos dos diversos projetos do Instituto Laborearte de Minas Gerais, sob a coordenação da artista plástica Adriene Tupinambá.

A maior parte das obras foi produzida no projeto "Cientistas da Esperança", uma incubadora social que capacita instrutores, projeto que existe há oito anos, com apoio da Federação das Indústrias de Minas Gerais.

Tabernácula

Tabernácula, mostra que estará no Espaço do Servidor, reúne trabalhos das artistas Wânia Tibery e Letícia Marques,  de Londrina (PR). A série A Magia das Três Lagoas I, de Wania Tibery, fala do estado de emergência em que vivemos, da necessidade de consciência do homem em relação ao seu próprio espaço temporal e metafísico, de sua dimensão cósmica e telúrica.

Já a série Pena-Ação 2006, de Letícia Marques, busca, segundo os organizadores da mostra, falar ao íntimo e à alma das pessoas. "O meu trabalho pretende mexer com o ser humano, movimentando-o e tirando-o da passividade", diz Letícia.

Serviço

Conquistando Sonhos: As Jovens Faces dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
Local: Corredor de Acesso ao Plenário
Dias úteis, de 9h às 18h
Fotos de Diego Golderberg e textos Roberto Guaresch
20 a 30 de junho

Gente não é sucata
Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV
Dias úteis, de 9h às 18h
Coordenação da artista Adriene Tupinambá
20 a 29 de junho

Tabernácula
Local: Espaço do Servidor
Dias úteis, de 9h às 18h
Artistas: Wânia Tibery e Letícia Marques
20 a 29 de junho

Imagens

Fotos das exposições podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados, no endereço eletrônico https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem.