1º Encontro dos Arquivos do Poder Legislativo debate preservação da memória digital
Promovido pela Câmara dos Deputados no auditório da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, evento faz parte do 2º Congresso Nacional de Arquivologia, que reúne especialistas em gestão de documentos de arquivo
A garantia da preservação da memória digital é o tema que será abordado hoje (25) no 1º Encontro dos Arquivos do Poder Legislativo, promovido pelo Centro de Documentação e Informação (Cedi) da Câmara dos Deputados, em parceria com a Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARGS).
O objetivo dos gestores e dos profissionais de arquivo no evento, iniciado nesta segunda-feira (24), é definir políticas de gestão arquivística para o Legislativo e discutir temas relacionados à gestão da informação e à preservação da memória institucional.
A abertura do encontro foi feita pelo deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), representando o presidente da Câmara, Aldo Rebelo. Ele falou da importância da estruturação dos arquivos com informações públicas, medida fundamental para garantir a transparência nos regimes democráticos. Ainda no primeiro dia do evento, Erivan da Silva Raposo, da Central de Atendimento do Centro de Informática (Cenin) da Câmara, falou sobre o papel das casas legislativas na formação dos arquivos.
Ampliação dos arquivos
O diretor da Coordenação de Arquivo do Cedi, Lamberto Ricarte Serra Junior, fará hoje palestra com o objetivo de motivar as casas legislativas a ampliar os arquivos digitais, preservando documentos, fotografias, áudios e até e-mails administrativos.
Ele destaca que a tramitação de propostas na Câmara é feita desde 1991 em documentos de papel e também de forma eletrônica, conforme ato baixado pela Mesa Diretora. Serra Junior ressalta que é muito grande a produção de material digitalizado e que a tendência, com a adoção do Padrão de Documentos Digitais, é manter os documentos originais nas memórias eletrônicas, transformando os documentos impressos em simples cópias. Segundo ele, o grande desafio é a maior integração entre as casas legislativas.
O último dia do encontro terá também uma palestra feita pela gerente-geral de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, que mostrará o trabalho feito pelo legislativo mineiro após o incêndio de todo o arquivo ocorrido em 1950. Outro incêndio, em 1939, destruiu o arquivo da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Até hoje são demandados esforços para a recomposição da memória perdida.
Já Edna de Souza Carvalho, do Centro de Documentação Multimídia do Senado Federal, falará sobre a formulação de política de arquivo para material produzido pelas TVs, rádios e agências de notícias dos legislativos. Será proposta ainda a formação de uma Rede de TV do Legislativo, unindo emissoras de todo o País.
PROGRAMAÇÃO
1º Encontro dos Arquivos do Poder Legislativo
Auditório da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul
25 de julho de 2006
14 horas
Tema: Preservação da memória institucional
Palestrantes:
Edna de Souza Carvalho, do CEDOC Multimídia do Senado Federal
Jara Rejane da Silveira, da Câmara Municipal de Santa Maria (RS)
Maria Cecília Rubinger de Queiroz, da Gerência-Geral de Documentação e Informação da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais
Lamberto Ricarte Serra Junior, diretor da Coarq/Cedi da Câmara dos Deputados
Coordenador:
Jorge Henrique Cartaxo, diretor do Cedi da Câmara dos Deputados