Empréstimos para aposentados em discussão
Os riscos e as vantagens dos financiamentos com desconto em folha são o tema do Trocando Idéias desta sexta-feira (1º)
O programa Trocando Idéias desta sexta-feira (1º), às 8h30, vai debater os riscos e as vantagens dos empréstimos bancários com desconto na folha de pagamento para aposentados e pensionistas. O grande número de queixas em relação a esse tipo de empréstimo já chama a atenção dos deputados, que estão analisando pelo menos dez propostas para diminuir os juros, reduzir os riscos de fraude e o endividamento dos segurados.
Recentemente, a Comissão de Seguridade Social e Família analisou o Projeto de Lei (PL) 7.130/2006, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que limita os juros reais desse tipo de empréstimo em 6% ao ano. Também foi analisado o PL 7414/2006, da ex-deputada Dra. Clair (PT-PR), que limita os juros em 0,5% ao mês. Atualmente, os juros são de no máximo 2,7% ao mês, chegando a aproximadamente 39% ao ano. A comissão aprovou um texto substitutivo do relator Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP). Pelo substitutivo, os juros seriam limitados ao nível da poupança - 6% ao ano -, podendo ser acrescido da TR.
Participam do debate:
- Deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), da Comissão de Seguridade Social e Família;
- Renato Oliva, vice-presidente da Associação Brasileira de Bancos (ABBC);
- Jorge Nogueira, pesquisador e professor de Economia da Universidade de Brasília;
- Benedito Alves, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Cobap);
- Humberto Veiga, consultor legislativo; e
- Ana Paula Satcheki, assessora técnica da diretoria executiva do Procon/SP.
Trocando Idéias
Produção: Poliani Castello Branco. Apoio: Lucélia Cristina e Mônica Lion. Edição e coordenação: Aprígio Nogueira. Apresentação: Selma Rosana.