Veículos da Câmara a serviço do eleitor

29/01/2014 13h04

No domingo (1º), quase 300 profissionais da TV Câmara, Rádio Câmara, Agência Câmara e Disque-Câmara se uniram em uma rede pública de comunicação para transmitir notícias de todo o país

Os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados ofereceram ao eleitor cobertura completa, isenta e independente das eleições do último domingo (1º). De 8h até a apuração, quase 300 profissionais da TV Câmara, Rádio Câmara, Agência Câmara e Disque-Câmara produziram notícias sobre as votações nos estados e no Distrito Federal. O esforço contou com parcerias inéditas com a TV Senado e a Rádio Senado, além da divulgação on line dos resultados a partir do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na prática, foi formada uma rede de comunicação pública a serviço do cidadão.

"A cobertura das eleições foi um marco histórico para os veículos de comunicação da Câmara. O trabalho conjunto com os do Senado pode ter sido uma marco para a formação de uma rede ainda maior de emissoras públicas do Legislativo", disse o diretor da Secretaria de Comunicação da Câmara, William França. No domingo, a programação contou ainda com as participações de repórteres de emissoras das assembléias legislativas estaduais, o que deu caráter nacional à cobertura.

Parcerias históricas

A TV Câmara transmitiu 11 horas de programação ao vivo, além de 35 programas produzidos especialmente para as eleições. "Os preparativos começaram em julho. Só para o dia das eleições produzimos 15 pequenos programas. No domingo, colocamos no ar onze horas de programas ao vivo e cinco horas com material gravado. Foram 169 pessoas trabalhando", informou a chefe de reportagem da emissora, Alessandra Anselmo.

A Rádio Câmara também transmitiu reportagens especiais e flashes ao vivo direto do TSE, em Brasília - além de participações de repórteres de rádios das assembléias legislativas e até de rádios comunitárias. A equipe de jornalismo da rádio disponibilizou 147 inserções na internet - material que pode ser retransmitido gratuitamente por rádios de todo o país mediante cadastro a ser preenchido no site www.camara.gov.br/radio.

A cobertura das eleições não terminou. A TV Câmara e a Rádio Câmara vão mostrar ainda a nova composição política da Câmara, com as bancadas por estado. Também serão produzidos programas especiais sobre os campeões de voto em todo o país.

Recorde de acessos

A Agência Câmara cobriu a eleição e ouviu especialistas durante todo o dia. Uma equipe de 30 profissionais abasteceu o portal da Câmara na internet (www.camara.gov.br) com 184 notícias de 8h à meia-noite. Segundo o Centro de Informática da Câmara (Cenin), durante o período de apuração das eleições, compreendido entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a página da Câmara teve uma média de sete mil acessos simultâneos.

Para efeito de comparação, o número de acessos simultâneos gira, normalmente, em torno de 400 nos dias de maior movimento na Casa, em geral às quartas-feiras.

Além dos veículos jornalísticos, o serviço de interação entre a Câmara e o eleitor funcionou normalmente no domingo, tudo para receber denúncias e responder questões levantadas de qualquer parte do país. O Disque-Câmara (0800-619619) recebeu 631 ligações só no dia da votação em primeiro turno. Outros 480 telefonemas e 964 mensagens foram recebidos até o meio-dia de segunda-feira (02), um total de 2.075 chamados. O número médio de contatos recebidos diariamente é de 1.500.

As principais dúvidas eram sobre irregularidades, como crimes eleitorais e defeitos nas urnas eletrônicas - casos em que os atendentes instruíram os eleitores a entrarem em contato com a Procuradoria Regional Eleitoral ou com a Justiça Eleitoral dos municípios. Os eleitores também pediram informações sobre números de candidatos, tamanhos de bancadas, locais de votação, composições de coligações partidárias e resultados das apurações nos estados.

Além de todo esse serviço de comunicação, a Câmara abriu normalmente no domingo (1º) para receber turistas e brasilienses interessados em conhecer o Congresso Nacional. Mesmo com a eleição, 250 pessoas foram recebidas e guiadas por pontos como o Plenário da Câmara e o gabinete do presidente da Casa.