EcoCâmara participou de encontro nacional de escoteiros
Experiências como a coleta seletiva de lixo e medidas para diminuir o gasto de água e energia foram mostradas para jovens de todo o país
O Núcleo de Gestão Ambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) mostrou a escoteiros de todo o país experiências bem sucedidas da Casa na área de meio ambiente no 3º Jamboree Nacional de Escoteiros, que terminou nesta sexta-feira (21). Os destaques da mostra foram a coleta seletiva de lixo, a gestão de resíduos de saúde e intervenções para reduzir o gasto com água e energia no prédio da Câmara.
O encontro reuniu escoteiros de 11 a 17 anos de todo país e de países vizinhos. O EcoCâmara levou maquetes, projetos de paisagismo e diversificado material informativo para mostrar os procedimentos adotados pela Casa em relação às exigências ambientais.
A Câmara também apresentou no jamboree os projetos elaborados na área da educação infanto-juvenil, como o Plenarinho (portal eletrônico infantil da Câmara), que discute temas relacionados à cidadania e a elaboração de leis, em linguagem clara e acessível. O endereço eletrônico é www.plenarinho.gov.br.
Para Rachel Osório, coordenadora do EcoCâmara, o encontro nacional dos escoteiros foi uma oportunidade para mostrar as ações desenvolvidas em favor do meio ambiente. "O movimento dos escoteiros também é engajado na questão ambiental e mostrar nossas ações a eles significa torná-los parceiros para que também lutem por essa causa", disse.
Segundo os organizadores, o objetivo do 3º Jamboree Nacional foi incentivar o jovem a desenvolver o espírito crítico e a participar ativamente do contexto sociopolítico na busca pela paz. O encontro contou com atividades esportivas e educativas (foto). Em todo mundo são mais de 28 milhões de membros do movimento escoteiro - só no Brasil são 60 mil associados.
O jamboree aconteceu de 16 a 21 de julho no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Cerca de 3 mil pessoas participaram do encontro.