Discursos históricos estão na Internet
29/01/2014 13h04
“Escrevendo a História” é o nome da página que a Câmara lança nesta quarta-feira (12) com os grandes discursos do parlamento
O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, lança oficialmente nessa quarta-feira (12) o “Escrevendo a História”, página no portal da Casa na Internet que dá acesso a discursos históricos proferidos no plenário de 1946 até 1990. Ulysses Guimarães, Tancredo Neves, San Tiago Dantas, Miguel Arraes, Charles de Gaulle e Principe Akihito são alguns personagens que compõem o acervo disponibilizado. A solenidade, que acontece no aniversário de nascimento de Juscelino Kubitschek, será às 11 hs no Salão Nobre da Câmara.
Os discursos poderão ser acessados em três formatos: o texto integral em PDF; a publicação no Diário da Câmara dos Deputados ou do Congresso Nacional; e o áudio. O material é dividido em duas séries – Brasileira e Estrangeira.
A Série Brasileira é uma amostra de pronunciamentos de parlamentares, alguns dos quais proferidos em momentos de crise política ou de comemoração cívica, colocando-se, assim, como um retrato vivo da história recente do Brasil. O primeiro grupo da Série Brasileira inclui discursos constantes de seletas históricas de pronunciamentos de deputados no período de 1946 a 1988, dos quais foi possível a recuperação tanto dos arquivos impressos quanto dos arquivos sonoros. Ao longo do tempo serão introduzidos outros pronunciamentos.
A Série Estrangeira apresenta discursos pronunciados por autoridades estrangeiras em visita oficial ao Brasil, notadamente chefes de Estado ou de Governo. A intenção é, ao longo do tempo, disponibilizar todos os discursos de visitantes oficiais, organizados por décadas. A primeira amostra de discursos teve como parâmetro de seleção, além da importância de cada um deles, a existência do áudio. O período inicialmente abrangido é o de 1946 a 1988.
Registro da história
O material colocado à disposição do público registra alguns momentos importantes da história do Brasil. Este é o caso do discurso do deputado Tancredo Neves pronunciado em 14 de setembro de 1976, na homenagem que prestou ao ex-presidente Juscelino Kubitschek logo depois da morte deste. Também compõe o acervo o célebre discurso “Constituição Cidadã”, pronunciado pelo deputado Ulysses Guimarães em 27 de julho de 1988, ressaltando o caráter social do texto produzido pelos constituintes.
Organizado pela Coordenação de Históricos de Debates do Departamento de Taquigrafia, o “Escrevendo a História” poderá ser acessado na portal da Câmara (www.camara.gov.br) na página "História da Câmara”.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508