Destaques de segunda-feira na Rádio Câmara
No jornal Câmara Aberta, série de reportagens especiais debate relatório da ONU sobre condições de vida no mundo. No Salão Verde, cientista brasileiro analisa conferência sobre efeito estufa
8h30
Reportagem Especial - Desigualdades e condições de vida no mundo
De segunda (27) a sexta-feira (1º), uma série de reportagens especiais vai analisar o último relatório de Desenvolvimento Humano divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento traz uma visão global de aspectos como acesso à água potável e esgoto, desigualdade social e índice de desenvolvimento humano.
De acordo com o relatório, elaborado pelo Programa de Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil tem apresentado melhoras no que diz respeito à desigualdade social, mas ainda é o 10º país mais desigual do mundo.
Elaborado por Adriana Magalhães, o Reportagem Especial tem produção de Lucélia Cristina e edição de Aprígio Nogueira e Ana Delmonte. O programa vai ao ar de 2ª a 6ª, na programação do Câmara Aberta, que começa às 8h30.
9h
Salão Verde - As conseqüências do efeito estufa
O programa Salão Verde coloca em destaque as discussões sobre os impactos provocados no planeta pela ação humana. No início deste mês, enquanto acontecia a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, no Quênia, mais de mil cientistas se encontraram, na China, em uma conferência sobre mudanças ambientais globais. O renomado cientista brasileiro Carlos Nobre participou do encontro e contou à equipe do Salão Verde os resultados desse debate.
Também no programa, será possível saber por que a Medida Provisória 327, que proibiu o plantio de transgênicos em unidades de conservação, está causando tanta polêmica. Nessa edição serão mostrados ainda os resultados de uma pesquisa que mostra como os juízes brasileiros vêem a questão ambiental no país.
O resultado dessa análise será apresentado pelas jornalistas Ana Raquel Macedo e Mônica Montenegro. O Salão Verde é um programa de temática ambiental transmitido pela a Rádio Câmara, sempre às segundas-feiras, às 9h.