Rádio debate projeto que veda castigo físico
Programa Trocando Idéia analisa nessa Sexta (19) proibição de castigos físicos em crianças
O Programa Trocando Idéias da Rádio Câmara, dessa sexta-feira, às 8h30, vai discutir o projeto de lei da deputada Maria do Carmo (PT-RS), que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente. A parlamentar propõe que os castigos físicos serão proibidos sob qualquer alegação, mesmo que seja, por exemplo, para disciplinar ou educar os filhos. O objetivo é deixar claro que é direito das crianças e adolescentes não serem submetidos a qualquer forma de punição corporal.
O debate terá a participação de especialistas e depoimentos de pais e filhos, colhidos em um parque, em Brasília. Os favoráveis à proposta acreditam que não há motivos para resistência. O texto, dizem, apenas reforça um direito da criança – já previsto na legislação brasileira, inclusive na Constituição.
Os contrários, no entanto, afirmam que, em alguns momentos, é preciso ser mais enérgico com os filhos para que eles aprendam a respeitar os pais. Temem que uma lei como essa venha, inclusive, a incentivar as crianças a chantagear os pais toda vez que forem punidos fisicamente.
Participam desta edição do Trocando Idéias, que é apresentado por Selma Rosana, a diretora da Fundação Xuxa Meneghel Angélica Goulart; o coordenador da Organização Não-Governamental "Save the Children Suécia", Ricardo de Paiva; o promotor de justiça da Promotoria de Defesa da Infância e da Juventude do Distrito Federal Oto de Quadros; o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ); a diretora de Relações Institucionais do Hospital Pequeno Príncipe, Eti Carneiro; e a conselheira do Conanda e representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil Marta Tonin.
Programa Trocando Idéias
Produção: Poliani Castello Branco.
Apoio: Lucélia Cristina, Mônica Lion e Ricardo Coelho
Edição e coordenação: Aprígio Nogueira
Apresentação: Selma Rosana
Como sintonizar a Rádio Câmara
A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.
O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br - em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:
- Em Brasília : FM 96,9 Mhz
- Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHz.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508