Câmara dá curso de comunicação para parlamentos
Do dia 7 ao dia 18, funcionários de sete países integrantes da Associação de Secretários-Gerais de Parlamentos de Língua Portuguesa farão em Brasília curso sobre comunicação institucional
Profissionais de parlamentos de sete países de língua portuguesa que atuam na área de Jornalismo, Relações Públicas e Divulgação Institucional estarão em Brasília nas próximas duas semanas para um treinamento com os servidores da Câmara dos Deputados. O curso "Comunicação Institucional para Parlamentos de Língua Portuguesa — Técnicas de Jornalismo e Relações Públicas" atenderá a demanda de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste por capacitação na área. Esses países fazem parte da Associação de Secretários-Gerais de Parlamentos de Língua Portuguesa (ASG-PLP), que inclui ainda o Brasil.
A ASG-PLP é atualmente presidida pelo diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, e o curso é mais uma iniciativa da gestão brasileira frente à associação para auxiliar no desenvolvimento e fortalecimento dos parlamentos dos países-membros. Organizado pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e pela Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria-Geral da Câmara (Aproj), o treinamento tem como objetivo instruir os participantes sobre o importante papel da comunicação institucional na consolidação das relações democráticas entre o Poder Legislativo e a sociedade. Nesse sentido, os profissionais da Câmara vão transferir para seus colegas estrangeiros ferramentas técnicas e teóricas utilizadas com êxito pela Casa na área de comunicação social.
A maior parte dos 19 participantes do evento não tem formação acadêmica nas áreas de jornalismo e relações públicas, mas apenas cursos técnicos. Durante os dez dias do evento, eles farão os seguintes cursos: Agência de Notícias; Radioagência; Assessoria de Imprensa Institucional; Atendimento ao Público; Eventos Institucionais; Protocolo e Cerimonial do Legislativo; Visitação Institucional; e Atendimento ao Público — Presencial ou a Distância. Eles também farão estágios e participarão de palestras sobre as áreas da Secom; o Portal da Câmara dos Deputados na internet; comunicação pública; e imagem e crise institucional.
"A Secretaria de Comunicação Social da Câmara tem o claro objetivo de garantir a máxima transparência das atividades da Casa e dar aos cidadãos todas as informações de que precisam para participar do processo legislativo, não só com sugestões, mas fiscalizando os trabalhos da Casa. Com o curso, esperamos transmitir essa visão para nossos colegas e abrir portas para uma colaboração constante com o setor de comunicação dos parlamentos de língua portuguesa", destaca o diretor da Secom, William França.
A abertura do encontro será às 10 horas da próxima segunda-feira (7), no plenário 4 do anexo 2 da Câmara, com a participação do diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio; do diretor da Secom, William França; da chefe da Aproj, Cássia Botelho; e do secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna.
Desenvolvimento e modernização
O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, eleito presidente da associação no 6º Encontro da ASG-PLP, realizado em julho de 2005, em São Tomé e Príncipe, ressalta que o curso oferecido agora pela Câmara é importantíssimo para o desenvolvimento e modernização dos países participantes, que precisam saber como se comunicar com a sociedade para mostrar o papel fundamental do Parlamento numa democracia. Segundo ele, o evento segue a orientação do presidente da Câmara, Aldo Rebelo, de privilegiar países de língua portuguesa e da América Latina nas iniciativas de integração parlamentar.
Sampaio destaca que, durante seu mandato, buscou conhecer o estágio dos demais parlamentos da entidade para determinar a melhor maneira de colaborar com eles. "Existem carências de toda ordem, e alguns não têm nem mesmo acesso à internet em banda larga ou recursos para gravar as sessões parlamentares", afirma. A Câmara decidiu priorizar a formação dos profissionais desses parlamentos, ofereceu diversos cursos à distância e, no primeiro semestre deste ano, realizou um treinamento na área de informática.
O parlamento brasileiro também investiu em transferência de tecnologia. Exemplo disso ocorreu em abril, durante o 5º Fórum de Parlamentares de Língua Portuguesa (FPLP), em Angola, onde o presidente da Câmara, Aldo Rebelo, passou a presidência do fórum para o presidente da Assembléia de Angola, deputado Roberto de Almeida. Na ocasião, Aldo anunciou a transferência, aos outros sete países do fórum, da tecnologia do Sistema de Áudio (SisAudio) da Câmara, que permite a divulgação pela internet, em tempo real, das sessões do parlamento.
Além disso, de acordo com Sampaio, toda a tecnologia de desenvolvimento do Portal da Câmara (www.camara.gov.br) foi oferecida aos integrantes da ASG-PLP. "Cada um está escolhendo sua ‘cesta de produtos’ para a internet", ressalta, acrescentando que os países têm a liberdade de optar por qualquer um dos sistemas utilizados no Portal da Câmara.
Durante a gestão de Sampaio na presidência da associação, foi criada ainda a página na internet da entidade (www.asg-plp.org), e está em fase de elaboração uma revista da associação. Em setembro, a Câmara sediará o 7º Encontro da ASG-PLP, quando será escolhido o novo presidente da entidade.