Rádio Câmara debate o suicídio no Brasil
Especialistas analisam estatísticas de suicídio e o preconceito do tema na imprensa
O programa da Rádio Câmara "Palavra de Especialista" analisa hoje as estatísticas de suicídio no Brasil. Embora a taxa nacional de suicídio brasileira ainda esteja dentro do limite considerado baixo pela Organização Mundial da Saúde, os índices são preocupantes entre idosos; índios de Mato Grosso do Sul; e mais freqüentes em alguns estados, como o Rio Grande do Sul. Entre os mais jovens, na faixa de 20 a 29 anos está o maior índice de suicidas e a mortalidade no sexo masculino ainda é mais elevada do que nas mulheres.
A partir do recente estudo do Ministério da Saúde sobre o assunto, o Brasil se tornou o primeiro país da América Latina a ter uma proposta de ação nacional para a prevenção do suicídio, que em 2005 passou a ser considerado um problema de saúde pública. Apesar da iniciativa, continua difícil levar a discussão para o âmbito da sociedade, em parte pelo pequeno envolvimento da imprensa com o assunto.
No programa desta quarta-feira, a jornalista Simone Salles recebe o coordenador da Estratégia Nacional de Prevenção do Suicídio do Ministério da Saúde, Dr. Carlos Felipe Almeida. De acordo com o Dr. Carlos Felipe Almeida, "é importante debater a questão e não silenciar: por isso, o ministério elabora um guia para jornalistas com orientações sobre a melhor forma de noticiar os casos que acontecem".
Também participa do debate o jornalista Arthur Dapieve, autor do livro "Morreu na contramão - o suicídio como notícia". Dapieve acredita que a mídia evita divulgar o tema em parte por medo de que se possa criar um efeito contrário de incentivo à prática.
O Palavra de Especialista vai ao ar todas quartas, às 8h30, pela Rádio Câmara. O programa é apresentado pela jornalista Simone Salles, produzido por Lucélia Cristina e Mônica Lion e coordenado por Aprígio Nogueira.
A Rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.
O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.camara.gov.br https://www.camara.gov.br/
- em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:
- Em Brasília ( FM ) 96,9 Mhz
- Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHz.