Teatrólogo é entrevistado na TV Câmara
Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido que alcançou grande repercussão no Brasil, nos anos 60, é entrevistado no programa Personalidade do próximo domingo, dia 26, às 20h, na TV Câmara
"Todo teatro é político. Não existe nenhum teatro que não seja político. Existem teatros que são claramente de direita; existem teatros que são claramente de esquerda; existem teatros que dizem estar no muro, mas nessa questão de política não existe muro. A pessoa que pensa que está no muro está de um lado ou de outro. Ou você é contra, ou você é a favor da concentração de renda, da concentração de poder. Então, não existe muro".
A afirmação é feita pelo teatrólogo Augusto Boal, um dos mais importantes diretores do Brasil, no programa Personalidade do próximo domingo, dia 26, às 20h, na TV Câmara. Augusto Boal é criador do Teatro do Oprimido que alcançou grande repercussão no Brasil, nos anos 60, e foi combatido pelo regime militar. Hoje o Teatro do Oprimido tem reconhecimento internacional. "Na Internet temos um site que tem 50 países e quase 200 grupos que praticam Teatro do Oprimido no mundo ", afirma o teatrólogo, na TV Câmara.
Na entrevista, Boal fala da perseguição política naquele período da história brasileira: "O fim dos anos 70 era um momento muito violento no teatro brasileiro. Só para dar uma idéia — porque hoje, quando falo isso, eu sinto que as pessoas têm dificuldade para acreditar —, em alguns casos, como numa peça que eu dirigi, chamada Feira Paulista de Opinião, os atores eram obrigados, não por paranóia, mas por autodefesa, a subirem ao palco com revólveres carregados no bolso. Por quê? Porque havia organizações paramilitares que invadiam, às vezes, o cenário, como aconteceu com uma peça do Chico Buarque, a Roda Viva".
A entrevista de Augusto Boal para o programa Personalidade foi feita pelo apresentador Paulo José Cunha, com a participação do ator e também diretor teatral João Antônio de Lima e da jornalista Joseana Paganine.
Programa PERSONALIDADE
Domingo dia 26 de agosto de 2007 às 20h na TV Câmara
Apresentação: Paulo José Cunha
Contato: personalidade@camara.gov.br
Reapresentações (durante o mês de setembro):
Segunda –3h
Terça – 2h
Quinta – 6h30
Sábado – 4h
Domingo – 8h, 20h, 24h
Para assistir pela Internet:
https://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=PROGRAMAS&programa=187&Dias=15
A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, a TV Câmara pode ser assistida ao vivo.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail: imprensa@camara.gov.br
Tel: 3216-1507 / 3216-1508