Câmara promove debate sobre gestão do conhecimento na esfera pública

29/01/2014 13h04

De quarta (2) a sexta-feira (4) desta semana, serão discutidas idéias para a elaboração de uma proposta de política pública de gestão do conhecimento

O debate sobre a gestão do conhecimento tem ocupado importante espaço na agenda nacional e internacional. Nesta semana, vai ocupar o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, durante o 3º Congresso Nacional de Gestão do Conhecimento na Esfera Pública (Congep), que será realizado entre quarta (2) e sexta-feira (4). A promoção do evento é do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica do Governo Eletrônico Federal (CT-GCIE), da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e da Câmara dos Deputados, além de outros parceiros.

O congresso vai debater idéias, percepções e experiências sobre a gestão do conhecimento no setor público. O evento pretende discutir os componentes a serem considerados na elaboração de uma proposta de política pública de gestão do conhecimento e também ressaltar impactos e benefícios dessa atividade para o governo e para a sociedade.

Por gestão do conhecimento entende-se o estabelecimento de estratégias para a troca de informações e para a promoção das competências individuais. O objetivo é administrar com eficiência o grande volume de conhecimento à disposição da sociedade e valorizar talentos, já que se considera que o mais importante é o conhecimento que cada indivíduo possui, e não o que está arquivado em pastas ou nos meios eletrônicos.

O congresso é direcionado aos integrantes da alta administração pública federal, estadual e municipal. Também destina-se a representantes de organizações públicas de outros países, dirigentes e gestores de organismos internacionais, agências de fomento, representantes do Poder Legislativo, centros de pesquisa, associações de classe, sociedade civil, empresas públicas e acadêmicos.

Disseminação de informações

A chefe da Assessoria de Projetos Especiais da Diretoria Geral da Câmara, Cássia Botelho, explica que a prática da gestão do conhecimento viabiliza o registro, o acompanhamento, o compartilhamento e a disseminação de informações. Na Câmara, ela é aplicada no Banco de Talentos, no Portal da Câmara na internet, na realização de seminários regionais sobre o Legislativo e na troca de informações sobre o processo legislativo com diversas instituições do Brasil e do exterior. "A gestão do conhecimento organiza a informação para reduzir o tempo de busca. Isso torna mais rápido o processo de decisão e é muito importante para democratizar a informação na sociedade atual", diz.

Cássia Botelho vai moderar na quinta-feira (3), segundo dia do congresso, a Sessão de Casos de Gestão do Conhecimento no Legislativo. Segundo ela, esse painel é mais um passo no processo de interação legislativa, que une esforços de assembléias legislativas estaduais e câmaras municipais, além de parlamentos de outros países.

A Sessão de Casos de Gestão do Conhecimento no Judiciário, que será realizada também no segundo dia do evento, será mediada pelo assessor de Projetos Especiais da Câmara Rafael Godoy de Bittencourt.

A abertura do evento será realizada às 9 horas de quarta-feira. A programação completa está disponível no Portal da Câmara (www.camara.gov.br), no endereço https://www2.camara.gov.br/eve/congep/programacao.html.

Também são promotores do congresso os ministérios do Planejamento; da Educação; da Ciência e Tecnologia; e da Fazenda; o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro); o Banco do Brasil; e a Fundação de Desenvolvimento Administrativo.