Central de Comunicação recebe mais de 200 mil ligações
Serviço permite ao cidadão se comunicar com a Câmara - por e-mail ou por telefone
Combate à corrupção, altos índices de violência, desemprego, denúncias, nacionalização do gás da Bolívia, aumento das taxas de juros, baixa qualidade da programação na televisão e precárias condições das rodovias federais. Estes foram os principais temas abordados pelos milhares de cidadãos que mantiveram contato com a Câmara dos Deputados por meio da Central de Comunicação Interativa de 1º de janeiro a 27 de junho deste ano .
A Central oferece vários canais de comunicação com a Câmara: telefone, carta, fax e correio eletrônico (E-mail: cidadao@camara.gov.br). Os mais conhecidos são o Disque Câmara (0800 619 619), o Fale Conosco (internet) e o Fale com o Deputado.
Do primeiro dia do ano até 27 de junho foram recebidas 234.290 chamadas com atendimento pessoal. Já o Fale Conosco recebeu 17.696 mensagens (e-mail).
A Seção de Atendimento à População foi criada em 1998. Os serviços começaram em 12 de agosto do mesmo ano em uma pequena sala de 25m². O objetivo era atender as sugestões, solicitações e denúncias dos cidadãos e encaminhá-las aos deputados. O sistema de atendimento ao cidadão oferecia dois canais de comunicação: o Disque Câmara e o endereço eletrônico .
Em abril de 2003, sob a gestão da Coordenação de Relações Públicas, foram feitas mudanças no serviço, que passou a se chamar Central de Comunicação Interativa. A central passou a receber mensagens sobre temas ligados à atividade legislativa ou de interesse nacional, além de comentários, reclamações, críticas, sugestões, congratulações e denúncias.
Atualmente, a central funciona em um espaço de 180 metros quadrados, no Setor Comercial Sul (área central de Brasília), e conta com o trabalho de 22 atendentes, dois supervisores, quatro atendentes técnicos e dois técnicos em informática.
A parceria estabelecida entre a Câmara e empresas especializadas permitiu a atualização tecnológica do serviço. O Disque Câmara funciona como um call center. O serviço funciona de 8h às 20h, de segunda a sexta-feira. As demandas sem solução imediata são encaminhadas às unidades políticas e administrativas da Casa.