Rede de informática pode voltar a funcionar quinta
O sistema de informática da Câmara dos Deputados - página na internet, base de dados e correio eletrônico interno - vai permanecer fora do ar pelo menos até quinta-feira (30) em conseqüência de acidente ocorrido na tarde de terça-feira (28) no Centro Tecnológico da Casa, localizado no subsolo do Anexo IV. A rede foi desligada depois que os aparelhos foram molhados em decorrência de um vazamento de água da tubulação.
Até que os computadores possam ser religados, informações disponíveis no site (www.camara.gov.br), relativas ao processo legislativo, atuação dos deputados, assim como notícias do que acontece na Câmara, estarão indisponíveis.
Na tarde desta quarta-feira (29), técnicos do Centro de Informática (Cenin) da Câmara realizavam testes nos equipamentos para verificar a extensão dos danos. Pela manhã, o teto de gesso da sala, danificado pelo vazamento, começou a ser reparado.
O problema começou por volta das 16h de terça-feira, quando a tubulação do edifício Anexo IV recebeu grande quantidade de água proveniente do 10º andar, onde foi feito um teste de impermeabilização. Aparentemente, a água escorreu pela tubulação de energia elétrica e do ar-condicionado.
A central atingida pelo vazamento é responsável por todos os serviços tecnológicos da Câmara. Possui 170 computadores servidores, encarregados da alimentação dos serviços de intranet, correio eletrônico e portal da Câmara, que recebe em média 30 mil acessos por dia.