Especialistas aprovam o Câmara Ligada

29/01/2014 13h04

 

 

Programa de auditório da TV Câmara, voltado para os jovens das periferias, será exibido novamente ao longo da semana

 

Um programa que dá voz ao jovem da periferia, com muita música e discussão sobre temasRap no Câmara Ligada raramente abordados nas emissoras, como atitude, violência e, principalmente, política. Assim é o Câmara Ligada, programa de auditório da TV Câmara que estreou no domingo (24), com participação, na platéia, de estudantes de uma escola pública de São Sebastião - cidade dos arredores de Brasília - e, no palco, dos integrantes da banda de rap Da Guedes (foto) e da ONG Canta Brasil, de Porto Alegre (RS).

 

O programa será exibido novamente nos seguintes dias e horários:

 

 

  • Terça-feira (26), 4h
  • Quarta-feira (27), 22h
  • Sexta-feira (29), 2h, 19h e 24h
  • Sábado (30), 17h30

 

 

O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a Unesco, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). O Câmara Ligada busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle — Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.

" A TV Câmara sempre esteve aberta para ouvir os especialistas e os jovens. O Câmara Ligada não foi criado de cima para baixo. A participação dos estudantes e a linguagem utilizada pelo programa, apresentado pela jornalista Evelin Maciel, são muito boas" , disse Ana Lúcia Guimarães, representante da Unesco no Conselho de Especialistas criado há três anos para discutir o formato e o conteúdo do Câmara Ligada.

A assistente social Penha Barrozo, que representa o Sesc no conselho, também aprovou o programa de estréia. "Superou todas as expectativas. Este novo programa da TV Câmara tem um propósito, coloca em questão assuntos relevantes, passa informações de pesquisadores e tem algo que é raro nestes programas juvenis: profundidade", disse.

 

Penha destacou ainda outra qualidade do programa: o Câmara Ligada foge do tratamento estereotipado geralmente conferido às periferias e mostra exemplos de jovens atuantes em suas comunidades. "Os jovens precisam de muita esperança", completou.

Veet Vivarta, secretário executivo da Agência de Notícias para a Infância (Andi), também gostou do programa de estréia. "Tivemos uma platéia interessada, mostrando que o jovem não é apenas um elemento decorativo sem falas ou papel. Os participantes mostraram que esse é realmente um espaço democrático de debate. Acho que o jovem vai identificar-se com o programa e a tendência é que esse público aumente", disse.

 

O programa de estréia teve na platéia mais de cem alunos do Centro de Ensino Médio nº 1, de São Sebastião (DF), e como atração principal o grupo de rap Da Guedes, do bairro Partenon, periferia de Porto Alegre. O nome vem da rua onde os integrantes se reuniam, a Guedes da Luz - nome do comandante da Revolução Farroupilha cujos soldados tinham como lema "Morro Seco Mas Não Me Entrego", bastante apropriado para a temática do programa. Assim como os soldados farrapos, o Câmara Ligada incentiva os jovens a aderir à política - no sentido de poder transformador - e lutar por seus objetivos.

 

O programa contou também com as presenças do cientista político Cristiano Noronha, de Brasília, e da socióloga baiana Mary Garcia Castro. Também do Rio Grande do Sul, Rubielson Athayde e Camila Ferrão, da ONG Canta Brasil, que resgata a cidadania e dá formação profissional ensinando crianças e adolescentes a dançar e cantar.

O Câmara Ligada tem duração de 1 hora e meia. Cada edição enfocará um tema específico, pautado pelos próprios jovens. O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho.

Imagens

Imagens do programa de estréia podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados, por meio do atalho:

https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem