Filho de agricultor preside o Parlamento Jovem
Estudante de 18 anos vai conduzir as votações de 78 projetos apresentados por alunos do ensino médio de todo o país, que até sexta-feira (10) fazem simulação de atividade parlamentar na Câmara
No segundo dia de trabalho do Parlamento Jovem Brasileiro, os 78 jovens vindos de todos os estados brasileiros para simular a atuação parlamentar elegeram a Mesa Diretora, composta por Marcos Paulo Silveira Carvalho Abreu, presidente; Wherdson Catanhede Ramos, vice-presidente; Jeferson Marcelo Ortiz, primeiro secretário, e Bianca Szpunar Barbosa, segunda secretária.
O presidente Marcos Paulo, 18 anos, é mineiro de Santiago e cursa o 3º ano do ensino médio. É filho de agricultores e há algum tempo tem participado da política estudantil em sua cidade. Foi presidente do Grêmio Estudantil de sua escola e atualmente é membro do Conselho Municipal da Juventude. Para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, Marcos apresentou projeto de lei que cria cursos de formação e qualificação técnica de jovens agricultores.
O novo presidente do Parlamento Jovem afirmou que agora seu trabalho é pela aprovação de projetos que realmente sejam de interesse nacional. "Os interesses pessoais e regionais devem ser deixados de lado neste momento", afirmou Marcos Paulo, ao falar na tribuna logo após anunciado o resultado da votação, quando conquistou 50 votos, contra 24 dados ao candidato adversário, Anderson Reginaldo de Maria, de Santa Catarina.
O projeto apresentado por Anderson, selecionado pela Secretaria de Educação de Santa Catarina, autoriza o Executivo a criar cursos pré-vestibulares nas escolas públicas. "Enquanto as escolas particulares buscam preparar o aluno para o vestibular, o ensino público ministra mais matérias de interesse geral", diz Anderson, que tem 17 anos e participa do Conselho Deliberativo de sua escola, o Instituto Estadual de Educação, que tem seis mil alunos.
O deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), autor da proposta de criação do Parlamento Jovem Brasileiro, dirigiu os trabalhos da sessão que elegeu a Mesa Diretora. Ele afirmou que esta edição do Parlamento Jovem está obtendo êxito em todos os sentidos. "Estes jovens conhecem, durante uma semana, toda a estrutura da Câmara dos Deputados e passam a tomar gosto pela política. Ao retornar às suas comunidades, levam informações sobre o funcionamento da Câmara, o processo de discussão e aprovação das leis", disse o parlamentar.
A sessão de escolha da Mesa Diretora foi aberta pelo presidente da Câmara Aldo Rebelo. Ele disse que é fundamental para a construção da experiência democrática brasileira integrar a juventude ao Poder Legislativo e à vida política e institucional do país. "O Brasil deve à sua juventude o esforço para a construção física, econômica, cultural e política de sua história", disse. O presidente observou que, em todo momento de escolha de caminhos que exigiu sacrifício do povo, foi "na energia, na criatividade e, muitas vezes, na vida da juventude" que o Brasil buscou esforço para superar as dificuldades.
O Parlamento Jovem foi criado em 2003 por iniciativa do deputado Lobbe Neto (PSDB-SP) e já está em sua terceira edição. O Regimento Interno do Parlamento Jovem, praticamente idêntico ao da Câmara, estabelece as regras para a posse dos parlamentares, para a eleição dos membros da Mesa Diretora e do Colégio de Líderes, assim como para tramitação e aprovação de projetos de autoria dos participantes. A regra fixou o número de "deputados" em 78, distribuídos proporcionalmente por estados.
O Parlamento Jovem Brasileiro se reunirá até sexta-feira (10).
Imagens
Fotos da sessão do Parlamento Jovem Brasileiro podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara, por meio do atalho:
https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem