Plenarinho também vai eleger seu presidente

29/01/2014 13h04

A partir de terça (12), os internautas mirins vão poder votar em um dos personagens da Turma do Plenarinho. Simulação terá urna igual à das eleições de verdade

"Meninos e Meninas do Brasil, estamos vivendo um ano muito especial para o nosso País. É tempo de eleição! No dia 1º de outubro, mais de 125 milhões de brasileiros vão escolher seus representantes. E você, futuro eleitor, não poderia ficar fora dessa!".

Dessa maneira o site infanto-juvenil Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), da Câmara dos Deputados, abriu a campanha eleitoral. Durante todo o mês de setembro, as eleições são o assunto principal de toda a turma. Na primeira semana, as crianças que acessaram o site ficaram sabendo o que é o voto e também quais são os cargos que estão em disputa nas eleições de 1º de outubro.

Na segunda semana de setembro, os personagens do Plenarinho falam sobre as eleições para deputado federal e senador. A partir de terça-feira (12), o Plenarinho entra em ritmo de campanha e os internautas mirins vão poder votar virtualmente em uma urna igualzinha à que é usada na eleição de verdade.

Sete candidatos - toda a Turma do Plenarinho - vão concorrer. Os votos serão contabilizados no dia 1º de outubro e o resultado será divulgado no dia seguinte . Poderá haver segundo turno, caso nenhum deles alcance 50% dos votos.

Estes são os personagens que vão disputar os votos da meninada:

  • Vital, personagem que anda numa cadeira de rodas, é candidato do Partido da Igualdade Social (PAÍS). Ele quer todos os deficientes estudando, trabalhando e se divertindo;
  • A Xereta, a repórter da turma, é candidata pelo Partido da Liberdade Total de Opinião (Palito);
  • O Zé Plenarinho, deputado federal, do Partido da União da Meninada (PUM), é contra o trabalho infantil;
  • A Légis, do Partido do Otimismo Popular (POP), "a presidenta que joga limpo";
  • O Edu Coruja, do Partido da Educação (PÉ): "Meu lema é fazer do Brasil o País da Educação";
  • Cida, do Partido Infantil para a Apoio à Família do Brasil (PIFPAF);
  • Adão, do Partido do Esporte e da Tecnologia (PETECA).

Durante todo o processo, as crianças ficam sabendo como se dá a votação verdadeira, quem tem direito a voto, o que é uma urna eletrônica, porque o voto é secreto, o tempo de mandato do Presidente da República, dos deputados e dos senadores e as competências de cada um dos eleitos.

Plenarinho

O Plenarinho é o principal canal de interação entre a Câmara e o universo infantil - formado por crianças, pais e educadores. Em média ele recebe cerca de 27 mil visitas mensais. O portal leva ao público infantil informações consistentes sobre política, democracia, processo legislativo e atuação parlamentar. Fornece ainda subsídios para pesquisas e notícias que versam sobre assuntos diversos, como história do Brasil e do Parlamento, cidadania, saúde, educação, cultura e meio ambiente.

Mais informações sobre o Plenarinho podem ser conseguidas pelos telefones: (61) 3216-1804 ou 3216-1805. Para acessar o Plenarinho basta ir ao endereço eletrônico www.plenarinho.gov.br.