TV Câmara exibe documentários no Conjunto Nacional

29/01/2014 13h04

Mostra Retratos do Brasil estará no Centro Cultural Conjunto Nacional, shopping que fica no centro de Brasília, de 18 a 28 de julho

A história recente do Brasil, o sonho das histórias populares e o desenvolvimento gerado pelo esforço da comunidade serão exibidos, de 18 a 28 de julho, no Centro Cultural do Conjunto Nacional, na forma de 11 documentários produzidos pela TV Câmara nos dois últimos anos. Alguns deles foram premiados nacionalmente em festivais de audiovisual e concursos.

Quatro das produções - os documentários "Brasileiros: Sonia Maria, Sonho 100 Dimensão", "Índios, 500 anos de resistência", "Florestan Fernandes, o mestre" e "Contos da resistência" - foram vencedores em categorias do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, o mais importante da área no país.

A produção "A Ilha de Dom Sebastião" ganhou dois importantes prêmios no 29º Festival Guarnicê de Cinema e Vídeo de São Luís (MA), que ocorreu no mês passado, no Maranhão.

O Conjunto Nacional é ponto central, referência popular e cartão postal de Brasília. Por lá circulam diariamente cerca de 70 mil pessoas. A exibição de documentários, sempre às 12h30 e 18h30, seguida de debate com os diretores(as), será uma nova opção de lazer cultural na cidade.

PROGRAMAÇÃO

Sessões às 12h30 e 18h30

18 de julho (terça-feira)

Contos da Resistência, Episódio 1 (Estudantes e Religiosos)
Estudantes e padres na década de 60, os personagens do documentário contam como lutaram por democracia e foram perseguidos pela ditadura militar. Histórias de tortura, perseguição e resistência num relato emocionante da história recente do Brasil. (29 minutos)
Direção: Getsemane Silva e Guilherme Bacalhao

19 de julho (quarta-feira)

Contos da Resistência, Episódio 3 (Artistas)
Atores, poetas, cantores e jornalistas foram perseguidos pela ditadura militar que se instalou no Brasil em 1964. Alguns deles contam o que tiveram que fazer para sobreviver sem esquecer a luta por democracia. Uma nova parte da verdade vem à tona nos relatos desses brasileiros de resistência. (29 minutos)
Direção: Marcya Reis e André Carvalheira

20 de julho (quinta-feira)

A Ilha de Dom Sebastião
Albinos da Comunidade de Lençõis, no Maranhão, dizem ser descendentes de Dom Sebastião — Rei de Portugal. Uma visita poética a ilha mágica dos Lençõis. (22 minutos)
Direção: Marcya Reis e Ivan Canabrava
Niemeyer, O Traço e o Tempo
As principais criações e o que pensa sobre elas o maior arquiteto do Brasil, Oscar Niemeyer. Um documentário cheio de poesia pelas curvas do mestre dos traços. (29 minutos)
Direção: Beto Stefanelli

21 de julho (sexta-feira)

Sonho 100 Dimensão
Quatro mulheres desempregas da periferia de Brasília decidem começar um negócio de reciclagem de lixo. Do preconceito inicial, elas constróem uma cooperativa que já reúne cerca de 300 famílias. A construção da cidadania e o cuidado com o meio ambiente numa história real de sucesso através da perseverança. (29 min)
Direção: Getsemane Silva
Quebra Coco, Faz a Vida
A luta das quebradeiras de coco do Maranhão, que viviam em semi-escravidão. A sua luta para forçar o governo a promover uma reforma agrária. Como conseguiram dominar o processo produtivo do óleo de babaçu. Batuques, danças e versos, em línguas africanas de significado esquecido. (29 minutos)
Direção: Getsemane Silva

25 de julho (terça-feira)

Contos da Resistência, Episódio 2 (Congresso Nacional)
A história de como alguns deputados federais conseguiram fazer oposição ao regime militar no Brasil durante a década de 70. O relato corajoso de quem viveu a época e conseguiu denunciar torturas. (29 minutos)
Direção: Glória Varela

26 de julho (quarta-feira)

Contos da Resistência, Episódio 4 (Sindicalismo)
O movimento sindical, abafado desde a golpe militar de 1964, ressurge no início dos anos 70 e consegue organizar-se para exigir direitos civis. Os detalhes inusitados de quem precisava ser criativo para divulgar seus ideais e construir a democracia. (29 minutos)
Direção: Getsemane Silva

27 de julho (quinta-feira)

O Pasquim, A subversão do humor
As histórias curiosas do jornal mais bem humorado do Brasil. Na década de 70, um grupo de jornalistas resolveu falar o que pensava sobre a política e a cultura, com muito humor. Fizeram muito sucesso na classe média e foram perseguidos pelos governos. (41 minutos)
Direção: Beto Stefanelli

28 de julho (sexta-feira)

Brasil Antártica 
Uma viagem até a estação brasileira no continente antártico. Os detalhes da pesquisa no único continente internacional no planeta. Os detalhes sobre o Ano Polar e como aquele imenso pedaço de terra interage com os outros ecossistemas. (29 minutos)
Direção: Dulce Queiroz, Clauder Diniz e Angela Brandão
Florestam Fernandes, O Mestre
A vida de um dos maiores pensadores do Brasil. Os detalhes do aprendizado do maior sociólogo do país, mestre de vários intelectuais brasileiros. A descoberta do homem simples e de origem pobre, que descobriu o Brasil de seu tempo. (42 minutos)
Direção: Beto Stefanelli