Câmara Ligada debate desigualdade com BNegão
As letras politizadas e provocadoras da banca BNegão e Os Seletores de Freqüência embalam as discussões com jovens da periferia no Câmara Ligada deste domingo (03)
A sonoridade da banda carioca BNegão e Os Seletores de Freqüência é a atração do programa Câmara Ligada deste domingo (03), às 22h. As letras do grupo vão ajudar a discutir a desigualdade social.
O sexteto formado por BNegão, Paulão Selector, Gabriel Muzak, Nobru e Robson mistura o dub, o rap, o funk e o hardcore com a bossa e o samba para discutir questões como as diferenças sociais, econômicas, de gênero e ainda o acesso dos jovens às políticas públicas, educação e saúde.
BNegão e Os Seletores de Freqüência debatem estes e outros temas com uma platéia composta pelos alunos do Centro de Ensino Médio n.º 304 de Samambaia, cidade da periferia do Distrito Federal. Para discutir o tema com os estudantes também foram convidados a coordenadora de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO, Marlova Jozchelovitch Noleto, e o economista e doutor em Sociologia Marcelo Medeiros, do Centro Internacional de Pobreza da ONU (foto).
Para impulsionar as discussões, o Câmara ligada vai mostrar ainda uma reportagem especial sobre a ONG Observatório de Favelas, do Rio de Janeiro. O Câmara Ligada dá voz aos jovens da periferia. Eles têm oportunidade para falar da realidade de seu dia-a-dia, temas como a falta de educação e formação profissional, a democratização do acesso às políticas públicas e as desigualdades econômicas e sociais.
O Câmara Ligada
A meta do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi).
O programa busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle — Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.
Cada edição enfoca um tema específico, pautado pelos próprios jovens. O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho. O programa é gravado mensalmente no auditório da TV Câmara e tem duração de 1 hora e meia.
Movimento Cultura Livre
O projeto solo do compositor e rapper BNegão (conhecido por muitos como um dos vocais do Planet Hemp) começou oficialmente em 1999. Hoje, BNegão é acompanhado pela banda Os Seletores de Frequência, composta por músicos de destaque na cena alternativa nacional. Juntos, eles compuseram as músicas do seu primeiro álbum solo "Enxugando Gelo", considerado pela critica como um dos melhores lançamentos de 2003,tendo inclusive ganho o Prêmio Dynamite (o maior prêmio da musica independente no Brasil), na categoria"melhor disco de Rap /Black Music"
A banda está na ponta do movimento batizado de "cultura livre" e disponibilizou seu último cd inteiramente na internet pelo sistema de Copyleft - que permite o download e o uso das faixas,desde que não seja para fins comerciais.
Desde então, BNegão participa de eventos ligados à Cultura Livre como o Fórum Social Mundial e o Fórum Internacional de Software Livre. Para ter uma idéia dos temas tratados em suas músicas, veja abaixo trecho de "A verdadeira dança do patinho":
"...Você que assina contrato sem ler
Acha que a O.N.U. se importa com você
Você que acredita no ouro nacional
Chegou a sua hora isso é fenomenal
Você que acredita no que falam na tv
Dá seu dinheiro pro pastor pra fazer sua fé valer (eh, eh…)
E pra você que acredita no velho azul-marinho, essa é sua dança
DANÇA DO PATINHO (A VERDADEIRA!) "
Serviço
Câmara Ligada
Domingo (3), às 22h
TV Câmara
Para apresentar críticas, sugestões ou elogios basta ligar de graça para 0800 619 619 ou ainda mandar um correio eletrônico para camaraligada@camara.gov.br. Mais informações podem ser conseguidas com a equipe técnica do programa pelo telefone (61) 3216-1600.