Câmara Ligada sobre fome terá banda pernambucana

29/01/2014 13h04

Segundo episódio do programa de auditório voltado para a discussão da realidade dos jovens da periferia terá como atração a banda Eddie, de Pernambuco

Nesta sexta-feira (26), a partir de 14h30, a TV Câmara grava a segunda edição do programa Câmara Ligada, dessa vez com a participação da banda pernambucana Eddie, que adapta e mistura afrobeat, sambas, funks africanos e frevo de trio elétrico com a realidade da vida urbana de Recife e Olinda (PE).

O Câmara Ligada é um programa de auditório em que a platéia, formada por estudantes de escolas públicas de Brasília, dá sua opinião sobre o tema em pauta. Desta vez, a discussão será sobre a fome, desigualdade, invisibilidade econômica e social e as atitudes a serem tomadas para banir tudo isso. A gravação vai ocorrer no auditório da TV Câmara, em Brasília.

O objetivo do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O ponto de partida para a discussão são as letras da banda Eddie, que tratam justamente dos temas citados acima.

Eddie está lançando o CD Metropolitano, o terceiro trabalho em 18 anos de estrada. A banda já teve canções gravadas por Cássia Eller e Nação Zumbi. Como referências iniciais, tiveram o rock de Pixies, Ramones e Dead Kennedys.

O programa Câmara Ligada é produzido pela TV Câmara, em parceria com a a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). O programa de estréia teve como atração principal a banda de rap gaúcha Da Guedes, de Porto Alegre (RS) e o tema foi juventude e política.

O Câmara Ligada busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle — Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.

A definição de pautas, da abordagem, do cenário e todo o processo que envolveu a criação do Câmara Ligada resultou do trabalho de dois conselhos montados para colaborar com a equipe da TV Câmara. O primeiro, formado por jovens identificados em uma pesquisa de opinião realizada com cerca de 500 estudantes em diversas escolas de Brasília. O segundo, composto por especialistas em juventude, com representantes dos parceiros oficiais UNESCO, ANDI e SESC e da professora Vânia Lúcia Quintão Carneiro, da UnB.

O Câmara Ligada tem duração de 1 hora e meia. Na platéia, serão cerca de 120 alunos de um Centro de Ensino de Sobradinho, cidade próxima a Brasília.

O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho.