TV Câmara lança o Câmara Ligada

29/01/2014 13h04

 

A TV Câmara lança no próximo domingo (24) programa de auditório, voltado para os jovens da periferia, que mistura música e política

 

O Câmara Ligada, programa de auditório voltado para os jovens, principalmente aqueles que vivem nas periferias das grandes cidades, estréia no próximo domingo (24), às 22h. A proposta, ousada, faz a TV Câmara penetrar em um segmento da população para o qual existe muito pouca oferta na televisão brasileira: um programa que dá voz aos jovens e discute abertamente assuntos como violência, oportunidades de trabalho, a ameaça das drogas, as doenças sexualmente transmissíveis e, principalmente, política - no sentido de atitude e participação.

 

O Câmara Ligada tem duração de 1 hora e meia. O de estréia tem a participação de 100 alunos do Centro de Ensino Médio nº1 de São Sebastião, Brasília. A atração principal é o grupo de rap Da Guedes, do bairro Partenon, periferia de Porto Alegre. O nome vem da rua onde os integrantes se reuniam, a Guedes da Luz - nome do comandante da Revolução Farroupilha cujos soldados tinham como lema "Morro Seco Mas Não Me Entrego", bastante apropriado para a temática do programa.

 

O programa começou a ser produzido há três anos pela TV Câmara, em parceria com a a UNESCO, o SESC e a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi). O Câmara Ligada busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle — Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela ANDI, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.

 

A definição de pautas, da abordagem, do cenário e todo o processo que envolveu a criação do Câmara Ligada resultou do trabalho de dois conselhos montados para colaborar com a equipe da TV Câmara. O primeiro, formado por jovens identificados em uma pesquisa de opinião realizada com cerca de 500 estudantes em diversas escolas de Brasília. O segundo, composto por especialistas em juventude, com representantes dos parceiros oficiais UNESCO, ANDI e SESC e da professora Vânia Lúcia Quintão Carneiro, da UnB.

 

"O Câmara Ligada é resultado de tudo que o nosso conselho discutiu. A participação dos jovens de São Sebastião (cidade da periferia de Brasília) é muito boa. Eles têm conteúdo político. A participação do grupo de rap Da Guedes, do Rio Grande do Sul, também é muito positiva. São exemplos de jovens protagonistas". As afirmações são da assistente social Penha Barrozo, que representa o Sesc no Conselho de Especialistas criado especialmente para orientar a produção.

Penha, assistente social, acredita que o programa atinge os jovens que, em sua maioria mantém um certo distanciamento da atividade política. "Muitos deles ainda seguem as opiniões dos pais. Entre os jovens, o protagonismo é ainda pequeno", disse.

 

Cada programa enfocará um tema específico, pautado pelos próprios jovens. O Câmara Ligada é apresentado por Evelin Maciel, dirigido por Roberto Tavares e a produção é de Cláudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho.

Imagens

Imagens do programa de estréia podem ser obtidas no Banco de Imagens da Câmara dos Deputados, por meio do atalho:

https://www.camara.gov.br/internet/bancoimagem