Câmara Ligada: jovens discutem a fome

29/01/2014 13h04

Segunda edição do programa de auditório da TV Câmara, voltado para a discussão da realidade dos jovens, terá como atração a banda Eddie, de Pernambuco

O Câmara Ligada do próximo domingo (5), às 22h, traz a banda pernambucana Eddie, que adapta e mistura rock, reggae, dub, samba e frevo com a realidade da vida urbana de Recife e Olinda (PE). Desta vez, a discussão será sobre a fome, desigualdade, invisibilidade econômica e social e as atitudes a serem tomadas para banir esses problemas. O tema pode ser resumido na expressão "Urubu, gabiru, cachorro e gente", tirada de uma das músicas do grupo.

No Câmara Ligada, os jovens têm voz ativa. Nesta edição, participam os estudantes do Centro de Ensino Médio 1 de Sobradinho (DF), cidade da periferia de Brasília. Os alunos batem um papo com o pessoal da banda - Trummer, Rob, Urêa, André e Kiko - e com especialistas convidados: o antropólogo René Marc da Costa Silva; Kátia Campos, secretária de Articulação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome; e Adriana Capibaribe, representante da ONG Ação da Cidadania no DF.

O objetivo do Câmara Ligada é estimular os jovens que não têm intimidade com a política a debater temas de seu dia-a-dia. O ponto de partida para a discussão são as letras da banda Eddie, que tratam justamente dos temas citados acima. Eddie está lançando o CD Metropolitano, o terceiro trabalho em 18 anos de estrada. A banda já teve canções gravadas por Cássia Eller e Nação Zumbi. Como referências iniciais, tiveram o rock de Pixies, Ramones e Dead Kennedys.

O programa é produzido pela TV Câmara, em parceria com a Unesco, o Sesc e a Andi. O programa de estréia, que pode ser assistido pelo site da TV Câmara (www.tv.camara.gov.br), teve como atração principal a banda de rap gaúcha Da Guedes, de Porto Alegre (RS), e o tema foi juventude e política.

O Câmara Ligada busca responder às questões levantadas no livro "Remoto Controle — Linguagem, Conteúdo e Participação nos Programas de Televisão para Adolescentes", editado pela Andi, Unicef e Editora Cortez. A obra analisou todos os programas já produzidos para jovens no país e concluiu que, neles, os brasileiros com menos de 24 anos são relegados ao papel de figurantes. No Câmara Ligada, eles viram os protagonistas.

A definição de pautas, da abordagem, do cenário e todo o processo que envolveu a criação do Câmara Ligada resultou do trabalho de dois conselhos montados para colaborar com a equipe da TV Câmara. O primeiro, formado por jovens identificados em uma pesquisa de opinião realizada com cerca de 500 estudantes em diversas escolas de Brasília. O segundo, composto por especialistas em juventude, representantes dos parceiros oficiais Unesco, Andi e Sesc, e pela professora Vânia Lúcia Quintão Carneiro, da UnB.

Câmara Ligada

Domingo (5), às 22h

Duração: 1 hora e meia
Apresentação: Evelin Maciel
Direção: Roberto Tavares
Produção: Claudia Brisolla, Shirley Farias e Isabele Carvalho

Contatos
E-mail: camaraligada@camara.gov.br
Fone: (61) 3216-1638
0800 619 619 (ligação gratuita)

Reapresentações
Durante todo o mês.
Confira os horários na Internet: www.tv.camara.gov.br ("Programação")

Como assistir

A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27 em UHF no Distrito Federal e nos canais 14 da NET (no DF), 28 da Sky Net, 16 da TECSat, 235 da Direct TV, 67 da TVA (grande São Paulo) e por antena parabólica em todo o País. Na Internet, pelo endereço www.tv.camara.gov.br, você pode assistir à programação ao vivo e também aos programas já exibidos.