Saiba o que fizeram os deputados Lula e Alckmin

29/01/2014 13h04

Neste domingo (15) e no próximo (22), a Rádio Câmara resgata a história e a atuação de Geraldo Alckmin e Lula como deputados. O primeiro é o deputado Lula

A atuação parlamentar dos candidatos à presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB) e Lula (PT) é o tema do Câmara é História nos dois próximos domingos (15 e 22 de outubro). Estarão em destaque a história política de cada um, os discursos e projetos que propuseram quando cruzavam um com o outro na Câmara dos Deputados, nos anos 80.

A primeira parte, neste domingo (15), às 9h, apresenta o deputado Luis Inácio Lula da Silva. No dia 22 de outubro é a vez de conhecer a história parlamentar do candidato Geraldo Alckmin.

O programa resgata Lula falando contra a política do "é dando que se recebe" atribuída à relação entre o governo José Sarney e sua base parlamentar no Congresso. O segundo conta o que aconteceu com o projeto de defesa do consumidor apresentado por Alckmin.

Lula e Alckmin foram eleitos deputados constituintes em 1986. Para o professor de Ciência Política da UnB, David Fleischer, a experiência parlamentar é uma vantagem para o presidente da República. "É importante porque ele tem uma compreensão bem melhor do trabalho do Legislativo, do jogo entre bancadas partidárias e das demandas dos deputados", diz.

A proposta do Câmara é História é lembrar momentos recentes da política brasileira de forma resumida por meio de documentos sonoros, sempre embalado por música da época e pela contextualização dos fatos.

O programa vai ar todos os domingos na Rádio Câmara, às 9h. A consultoria musical é de Marcos Brochado, produção e apresentação de Eduardo Tramarim e coordenação de Aprígio Nogueira. O Câmara é História é retransmitido por centenas de emissoras em todo o país. As produções podem ser reproduzidas gratuitamente por qualquer emissora mediante cadastro prévio no site da Rádio Câmara (www.camara.gov.br).

A emissora pode ser sintonizada em Brasília e região em freqüência modulada (FM) de 96,9 MHz e via Satélite, em todo o Brasil, por meio do satélite Brasilsat I, na freqüência de 1523 MHz, com o uso de um receptor padrão MPEG II e antena parabólica. Na internet, o programa também pode ser ouvido pela página eletrônica da Rádio Câmara, a www.radio.camara.gov.br.