Câmara é destaque em encontro internacional
Veículos de comunicação e instrumentos voltados para a transparência e contato entre a Câmara e o cidadão foram apresentados em encontro internacional em Genebra, na Suíça
Os serviços voltados para informação, interação e transparência da Câmara dos Deputados foram apresentados na Assembléia dos Secretários Gerais de Parlamentos (ASGP), que vai até quinta-feira (19) em Genebra, na Suíça. O evento acontece paralelamente à 115ª sessão da União Inter-Parlamentar. A Câmara foi representada pelo diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio (foto). Nesta terça-feira (17), ele apresentou os vários canais de comunicação entre a Câmara e a sociedade a uma platéia formada por diretores de parlamentos do mundo todo, reunidos no Centro de Conferência Internacional. "Os participantes ficaram impressionados com a qualidade e o alcance do sistema de comunicação da Câmara, com a quantidade de informação à disposição da população e com o serviço de interação entre os deputados e os cidadãos", disse o diretor da Secretaria de Comunicação Social da Câmara William França, que faz parte da delegação brasileira.
Foi a primeira exposição brasileira na Assembléia dos Secretários Gerais de Parlamentos. Sampaio informou à platéia que o portal da Câmara (www.camara.gov.br) tem 1,5 milhão de acessos por mês - total que não passava de 30 mil seis anos atrás. O portal permite o acesso a informações sobre legislação, tramitação de projetos, atuação dos deputados, gastos dos parlamentares, orçamento e despesas da Câmara, assim como áudio e notas taquigráficas das sessões. Tudo isso foi exibido on line para a platéia.
O diretor-geral da Câmara descreveu ainda os serviços Disque Câmara e Fale com o Deputado, que permitem ao cidadão comum reclamar e dar sugestões a seus representantes no Parlamento. "Um dos focos principais da área administrativa da Câmara é fornecer todos os instrumentos necessários para que o cidadão brasileiro tenha todas as informações a respeito do processo legislativo. A interatividade é um desses instrumentos", explicou.
Ele apresentou ainda o sítio infantil Plenarinho (www.plenarinho.gov.br), que dá as primeiras noções de cidadania aos internautas mirins, e mostrou como funciona o serviço de comunicação da Câmara, do qual fazem parte a TV Câmara, a Rádio Câmara, a Agência Câmara, a Central de Comunicação Interativa e o Jornal da Câmara. "O material produzido pela Rádio Câmara é retransmitido por 700 rádios em todo o país e as notícias produzidas pela Agência Câmara são acessadas por 11 mil pessoas diariamente", disse. Muitos dos presentes não esconderam o espanto com o nível dos serviços, o que pode ser medido pelo número de perguntas feitas pela platéia.
O representante do Chile quis saber como funciona o sistema de áudio dos diversos plenários da Casa. A delegação da Índia pediu informações mais detalhadas a respeito do Disque Câmara (0800-619-619), o sistema de comunicação entre o cidadão e a Câmara dos Deputados que já recebeu mais de 240 mil ligações. O representante sueco perguntou a respeito do retorno que a Câmara dá às demandas surgidas no serviço. A do Mali ficou intrigada a respeito da audiência das comissões, abertas ao público no Brasil e restritas a convidados na maioria dos parlamentos.
Outras delegações ficaram surpresas com o grau de transparência e informações disponíveis no portal da Câmara na internet e com a facilidade com que a população tem acesso aos deputados. A da França quis saber, por exemplo, se a presença do público nas comissões, no Plenário e nos corredores, calculada em 12 mil pessoas por dia, não influencia as votações.
"Com certeza levamos ao mundo um pouco do excelente trabalho que desenvolvemos no nosso dia a dia. A Câmara dos Deputados coloca-se entre os parlamentos mais modernos do mundo. Isso ficou evidente na excelente acolhida que teve a nossa exposição e na comparação com o que os demais parlamentos têm mostrado aqui", disse o diretor-geral da Câmara Sérgio Sampaio.