Câmara será primeira a neutralizar carbono
Câmara firma parceria com ONG SOS Mata Atlântica para ser a primeira casa legislativa do mundo a neutralizar suas emissões de carbono
A Câmara dos Deputados firmou semana passada parceria com a ONG SOS Mata Atlântica para o plantio de 12 mil mudas de espécies nativas no estado de São Paulo. O plantio de espécies típicas da mata Atlântica servirá para compensar as emissões de carbono da Câmara, por exemplo, no consumo de papel e de combustível dos carros oficiais. São Paulo foi escolhido porque é onde esse ecossistema mais sofreu com o desmatamento. A ação é resultado de um acordo de cooperação entre a Câmara e a organização não-governamental SOS Mata Atlântica, assinado em fevereiro pelo presidente da Casa, deputado Arlindo Chinaglia.
O deputado Sarney Filho, do PV do Maranhão e coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, elogiou a iniciativa. "Isso é importante porque o Brasil é hoje o quarto maior emissor de gases causadores do efeito estufa por causa do desmatamento”, comemorou. Segundo ele, o Parlamento brasileiro sinaliza, com essa medida, o desejo de o Brasil modificar esse quadro e deixar de ser o quarto emissor de gás carbônico, principalmente pelo desmatamento da Amazônia.
A assessora de projetos especiais da diretoria geral da Câmara, Cássia Botelho, destaca que a iniciativa não terá nenhum custo adicional para a Casa. "A Câmara é pioneira nesse tipo de parceria. A gente tem um programa ambiental na casa desde 2002 e a intenção é fortalecer esse programa", lembrou ao se referir ao programa Ecocâmara.
Cássia Botelho explicou que a SOS Mata Atlântica foi responsável pelo levantamento que apontou a necessidade do plantio de 12 mil árvores para neutralizar as emissões da Câmara. O estudo foi apresentado semana passada ao presidente Arlindo Chinaglia, que firmou a parceria. Ela lembrou que, mais do que apenas compensar as emissões de carbono, o objetivo do EcoCâmara é aumentar a consciência ecológica entre os funcionários para reduzir cada vez mais a necessidade do plantio de árvores para neutralizar a emissão de gases causadores do efeito estufa. O plantio das mudas deve começar no fim deste mês.
O coordenador do programa EcoCâmara, Rômulo Lima, reafirmou o compromisso da Casa com a questão do aquecimento global. “O plantio das 12.000 árvores nos trará a responsabilidade de trabalharmos para a redução das emissões de gases, direta ou indiretamente na atmosfera” completou. (Rádio Câmara/Assessoria de Imprensa)
Como sintonizar a Rádio Câmara
A rádio Câmara FM faz a cobertura diária das atividades parlamentares. Plenário, comissões permanentes, comissões temporárias, CPI, reuniões de bancada e de lideranças, frentes parlamentares, missões externas e eventos culturais.
O material produzido por nossos repórteres está disponível na página www.radio.camara.gov.br - em texto e em áudio (Windows Media Player e MP3), e pode ser reproduzido gratuitamente por qualquer emissora que tenha interesse em divulgar o trabalho da Câmara dos Deputados, desde que citada a fonte:
- Em Brasília : FM 96,9 Mhz
- Via Satélite : A Rádio Câmara está com seu sinal disponível através do satélite BRASILSAT 1, polarização horizontal, freqüência de 1523 MHz.
Assessoria de Imprensa
imprensa@camara.gov.br
(61) 3216 - 1507